Especial Tênis e Acessórios Fernanda Paradizo 12 de novembro de 2010 (2) (424)

Compra de tênis: na loja, pela internet ou importando?

NAS LOJAS ESPECIALIZADAS. Ninguém quer comprar um par de tênis errado e só descobrir que não é o calçado ideal para sua corrida quando as dores ou lesões começarem a aparecer. Por isso mesmo, não é exagero dizer que, em geral, os corredores iniciantes preferem adquirir seus pares de tênis diretamente em loja especializada, em que existem atendentes treinados para orientá-los na melhor escolha. Cheios de dúvidas e às vezes até com grande quantidade de informações que muitas vezes podem deixá-los até mais confusos em relação ao tipo de pisada, esses corredores muitas vezes procuram a loja na esperança de encontrar ali um caminho. E os testes de pisada, encontrados na maioria desses estabelecimentos, acabam sendo um chamariz para esse cliente.

Segundo Herbert Polizio, gerente da Fast Runner, loja da capital paulista que atua tanto no mundo físico quanto no virtual e que foi a primeira do país a instituir o teste de pisada, de uma forma geral as pessoas entram na loja já procurando exatamente o teste. "Uma vez identificado o tipo de pisada, todos os vendedores, que são treinados por ortopedistas, têm condições de saber quais os modelos mais indicados para cada tipo", explica Polizio. 

Rodrigo Carneiro, diretor de treinamento da Velocità, que possui duas lojas em São Paulo e também realiza venda pela internet, lembra que muitas vezes o iniciante não entra na loja já decidido em relação a que tênis comprar. "Quando ele chega até nós, já ouviu diversas opiniões, de um amigo que corre ou mesmo de um treinador. Ele já tem alguns ‘pré-conceitos', mas na maioria das vezes acaba tomando a decisão dentro da loja mesmo", explica Carneiro, destacando ainda ser muito difícil esse tipo de corredor fazer suas primeiras compras pela internet. No entanto, mais adiante, quando ele já se sentir confiante em relação ao que comprar, ele pode vir a ser um consumidor que prefira a comodidade da loja virtual.

Apesar do teste de pisada ser um dos fatores que acaba atraindo o corredor para dentro da loja, não é apenas isso que pode influenciá-lo a sair de casa para comprar um par de tênis. Afinal, possibilidade de experimentar, escolher marca, modelo e cor são também motivos que levam as pessoas às lojas. E nesse caso específico não estamos falando apenas de iniciantes. Isso porque a loja especializada tem também uma série de outros produtos e acessórios que podem servir de atrativos para chamar o consumidor.

E são exatamente esses atrativos que fazem com que o administrador de empresas paulista Cássio Aparecido da Silva, de São José dos Campos, não abra mão de comprar seu tênis nas lojas especializadas. "Não tenho nenhum preconceito em relação a comprar pela web, mas prefiro fazer isso pessoalmente e já sair da loja com o tênis na mão. Além do mais, as lojas especializadas hoje são um bom entretenimento para nós, corredores. Gosto de passar um tempo ali vendo as novidades", explica Cássio, que diz frequentar essas lojas mesmo quando não tem nada para comprar.

Mas, ainda que em tese o cliente possa, na loja, ter uma atenção melhor para definir qual o tênis mais adequado para seu tipo de pisada, muitas vezes o que parece ser uma "ajudazinha" pode se transformar num transtorno. E não faltam exemplos de pessoas, principalmente corredores iniciantes, que já se deram mal seguindo conselhos de atendentes pouco experientes no assunto, fato muito mais recorrente quando a compra é feita em lojas não especializadas, com os grandes calçadistas.

O paranaense Lúcio Mário Milczevski lembra de um fato inusitado que aconteceu ao comprar seu primeiro tênis de corrida. "Quando comecei a correr, há sete anos, não tinha muito conhecimento sobre tênis. Ao chegar à loja, pedi um de corrida e o vendedor me trouxe uma sapatilha de pista, aquelas com pregos e cravos na ponta", lembra Lúcio, que, apesar da experiência negativa na primeira compra, acredita que hoje em dia as coisas são um pouco diferentes, já que as pessoas são bem mais informadas a respeito do assunto. "Atualmente algumas lojas têm vendedores mais preparados, principalmente as especializadas. E hoje também, com os meios de divulgação na mídia, revistas, sites etc, é mais fácil ter informações sobre os modelos de tênis", comenta o corredor, que não tem preferência na forma de comprar. "Geralmente busco em lojas ou sites as versões anteriores dos modelos, pois têm preços mais atrativos."

Outra vantagem de fazer a compra numa loja física é o contato direto que o atendente tem com o cliente, que pode render promoções. "As condições de pagamento na loja são as mesmas da internet. No entanto, eventualmente, dependendo do produto que a pessoa leva, temos uma flexibilidade maior no caixa na hora de dar o desconto, oferecendo até um brinde. Às vezes o cliente quer dividir numa parcela a mais", explica Carneiro, atentando para o fato do site ser algo mais engessado e essa questão do relacionamento com o cliente acaba ficando um pouco mais distante.

 

A COMODIDADE DE COMPRAR EM CASA. Uma vez que o corredor saiba a marca e o modelo que mais se adapta a seu tipo de pisada, a compra pela internet transcorre na maioria das vezes sem problemas, até porque quem procura as lojas virtuais em geral já sabe o que quer.

Segundo João Luiz Poschicoski, gerente de vendas online da Procorrer, loja situada em Curitiba e que atende na sua loja virtual corredores de todo o Brasil, esse cliente online na maioria das vezes já usou o modelo que está adquirindo e não tem dúvidas, comprando a versão atual do seu preferido. "Esse público costuma ser exigente com a qualidade do produto. Não liga muito para a cor, por exemplo. O importante é que ele consiga ter um bom desempenho com o tênis que está comprando", explica João.

O corredor mineiro Augusto de Barros Guimarães só renova hoje seu estoque de tênis pela internet, mas confessa que nem sempre foi assim. "Antes só comprava em loja e uma vez tentei fazer uma importação via sacoleiro. Pesquisei num site lá fora e passei para o comprador. Infelizmente não tinha o modelo que eu queria, mas o vendedor empurrou um outro. Quando chegou ao Brasil, o tênis não era de corrida e a numeração ainda estava errada. Acabou saindo mais caro", lembra Augusto, que hoje faz suas compras online na Netshoes ou na Fast Runner. Para ele, os e-mails promocionais e a diversidade de modelos são as principais vantagens de se comprar pela web. E as únicas desvantagens apontadas pelo mineiro é a troca muito morosa, caso seja necessário, e o preço fixo, sem a possibilidade de pechinchar.

Embora todas as lojas garantam o cancelamento da venda, conforme o Código de Defesa do Consumidor (7 dias) ou mesmo a troca do produto, desde que esteja intacto e na embalagem, é claro que isso torna o processo mais lento e o tênis demora mais para chegar ao destino. Além disso, assim como há lojas que garantem o frete de devolução e de retorno do produto, no caso da troca, há estabelecimentos que só garantem o frete da volta do produto ao cliente e não o retorno do mesmo à loja, que ficaria portanto por conta do comprador. Apesar disso, os próprios lojistas afirmam não ser muito comum a troca e principalmente cancelar uma venda quando o assunto é tênis de corrida, até porque esse perfil de comprador online, que busca antes de mais nada a comodidade, é de pessoas que já conhecem o que estão adquirindo.

Outro fato relevante em relação às compras pela internet diz respeito às condições de pagamento, que são praticamente as mesmas aplicadas numa loja física, como parcelamento em cartão de crédito, desconto para pagamento com boleto bancário (à vista), entre outros. E o frete gratuito, embutido na maioria das vendas, muitas vezes acaba sendo um atrativo, justamente para que o comprador não tenha o ônus deste custo, que encarece o valor final do produto.

Entre todas as vantagens de fazer a compra sem sair de casa, Patricia Amaro, gerente de marketing da Netshoes, loja especializada em e-commerce, ressalta "a praticidade e a conveniência de poder comprar a qualquer hora do dia, bem como a possibilidade de comparar preços e ainda ter acesso a um conteúdo colaborativo, com comentários de outros clientes que compraram o mesmo produto".

 

A SEGURANÇA DO TELEVENDAS. A maioria dos lojas que atua no mundo virtual oferece também a possibilidade da compra por telefone, que nada mais é do que um canal de apoio ao sistema de venda do e-commerce. Se a internet faz sucesso principalmente entre aqueles que já estão decididos, ou quase, pela compra, o televendas serve como um apoio maior para as pessoas que estão inseguras na compra online. O canal pelo telefone, em que há alguém do outro lado da linha explicando detalhes não só do processo da venda como também do produto, torna-se uma ferramenta de suporte ao mundo online que, de certa forma, funciona com as mesmas regras de uma loja virtual. "Tem gente que não compra na loja virtual porque não gosta ou por ser avesso a compras pela internet. Usamos até a ferramenta do site para fazer o pedido em nome do cliente. Às vezes a pessoa tem dúvida e não quer tratar por email. Prefere ligar", explica o diretor de treinamento da Velocità.

Embora essa forma de aquisição por telefone tenha seu público definido, não são muitas as pessoas que preferem comprar por esse meio. Segundo João Luiz, da Procorrer, o televendas é bem menor que os outros processos de compra e acaba também atingindo um público que não tem acesso à internet. "Essas pessoas em geral já sabem o que querem e a venda demora cerca de 10 minutos, acrescenta João Luiz, que ressalta ainda que, para atender esses clientes, sua loja irá implantar um sistema de ligação gratuita para que não haja o custo da ligação para o cliente. "Por enquanto, quem paga a ligação é o comprador, mas, se ele pedir para retornarmos, nós retornamos sem problemas."

 

EM BUSCA DE UM MELHOR PREÇO. De todas as formas de comprar existentes no mercado, uma que vem ganhando pouco a pouco espaço entre os consumidores é a importação. Em busca de um preço melhor ou mesmo de modelos ou marcas não disponíveis no país, muitas pessoas optam pela importação. São vários os sites internacionais que entregam no país. Com preços bem convidativos, o que vale para as pessoas é o preço final, que muitas vezes, mesmo com a taxa de importação de 60% e ainda o frete, sai mais em conta que um par de tênis comprado numa loja do Brasil.

Embora o advogado paulista Kleber Corrêa da Costa Teves goste de comprar seus tênis diretamente na loja, principalmente pelo fato de poder experimentar, ele confessa que há situações em que a importação acaba sendo um bom negócio. "A principal vantagem é a diferença de preço e, mesmo com a tributação, sai mais barato. E outra vantagem bacana é a maior variedade de modelos", cita Kleber, que sempre recebeu sua encomenda na data prevista (no máximo três semanas).

Da mesma forma que há vantagens, comprar lá fora pode ter também seus riscos. E Kleber aponta como desvantagem a numeração, que pode ser diferente, e também a dificuldade de acertar a cor para quem se preocupa com estética. Por isso mesmo, é preciso estar muito certo não só do que está comprando, mas também de quem está vendendo.

Segundo Lúcio Mário, que recentemente fez uma compra no exterior pelo E-bay, uma espécie de Mercado Pago norte-americano, a garantia em sites internacionais é um pouco mais arriscada. No entanto, Lúcio acredita que, tomando alguns cuidados e fazendo consultas prévias, dá para confiar nos vendedores. "Eu estava precisando trocar meus tênis e nas lojas os preços estavam demorando para baixar. Vi em sites internacionais a diferença de preço e resolvi importar", explica o corredor, que fez sua primeira compra num site norte-americano e, depois de dois dias, recebeu um e-mail informando do cancelamento da operação, pois a marca do pedido escolhido não autorizava o envio para o Brasil.

Lúcio fez a segunda tentativa pelo E-bay e, segundo ele, conseguiu um bom negócio. "Comprei um lançamento da marca por US$ 120 (no Brasil o custo era R$ 549), que deu aproximadamente R$ 216. Fiz o pedido de dois pares e negociei o valor do frete por US$ 40  (R$ 72)", contabiliza Lúcio, que recebeu sua compra 15 dias depois e, mesmo com 60% de tributação, cada par de tênis saiu R$ 90 mais em conta que os preços praticados no Brasil.

ONDE COMPRAR

LOJAS FÍSICAS, QUE TAMBÉM ATENDEM PELA INTERNET

FAST RUNNER

Local: São Paulo

Iniciou suas atividades em 2003. Loja especializada em corrida e triatlo.

Loja física: Moema e Itaim

Profissionais: treinados para poder orientar o cliente na melhor compra

Serviços adicionais: teste de pisada

Formas de pagamento: dinheiro, cartão de crédito e débito em conta

Condições especiais: até 10 x no cartão ou 5% de desconto para pagamento à vista

Loja virtual: www.fastrunner.com.br

Valor do frete: calculado com base no peso da mercadoria, local de entrega e valor total do pedido.

Prazo de entrega: de 1 a 3 dias após a confirmação do pagamento, dependendo do Estado e da cidade. Capitais do Sul e Sudeste levam apenas 1 dia.

Formas de pagamento: cartão de crédito, débito em conta, boleto bancário e depósito em conta.

Condições especiais: até 10 x em qualquer cartão de crédito, com frete grátis para a maioria dos lançamentos, ou 5% de desconto para pagamento com boleto bancário ou depósito em conta para compras acima de R$ 50.

Cancelamento: de acordo com o Código de Defesa do Consumidor, 7 dias após a entrega do produto, não havendo restituição do valor do frete. Produto deve ser devolvido por correio através de porte pago (despesas por conta do comprador). Caso o produto esteja com defeito, a loja se responsabiliza pelo frete de retorno.

Troca: poderá ser feita até 30 dias após o recebimento, desde que a embalagem e o produto estejam intactos sem sinais de uso. A troca pode ocorrer na loja física.
O frete de retorno do produto à loja é por conta do cliente.

*No televendas, são aplicadas as mesmas regras da venda pela loja virtual.

 

PROCORRER

Local: Curitiba, PR

Fundada em 1993 com o nome de Ironman Sports, a Procorrer foi uma das primeiras lojas especializadas no segmento no país. Em 1994, começou a vender por televendas e em 1998 foi para o mundo virtual.

Loja física: Curitiba, PR

Profissionais: treinados para poder orientar o cliente na melhor compra

Serviços adicionais: teste de pisada

Formas de pagamento: dinheiro, cartão de crédito, débito em conta e cheque

Condições especiais: até 10 x no cartão de crédito, 6 X no cheque (entrada + 5 parcelas) e 5% de desconta na compra à vista

Loja virtual: www.procorrer.com.br

Valor do frete: calculado com base no peso da mercadoria, local de entrega e valor total do pedido.

Prazo de entrega: de 5 a 15 dias, dependendo do local, para o frete grátis. Para antecipar a entrega, o cliente por optar por pagar o frete, que é entregue em até 2 dias, dependendo da cidade.

Formas de pagamento: cartão de crédito, débito em conta, boleto bancário.

Condições especiais: parcelamento em até 10 x sem juros (parcela mínima de R$ 20) em qualquer cartão de crédito com frete grátis para qualquer local do
Brasil ou 5% de desconto para se pagar com boleto bancário.

Cancelamento: de acordo com o Código de Defesa do Consumidor, 7 dias após a entrega do produto. O frete de devolução deverá ser pago pelo comprador. Caso o produto esteja com defeito, a loja se responsabiliza pelo frete de retorno do produto.

Troca: poderá ser trocado até 30 dias após o recebimento, desde que a embalagem e o produto estejam intactos, sem sinais de uso. O frete da devolução do produto à loja é por conta do cliente. Não haverá cobrança de outro frete para nova remessa do produto.

* No televendas, são aplicadas as regras da venda pela loja virtual. A diferença principal está no parcelamento em 6 vezes, com cheque, sem juros, com parcela mínima de 40 reais. Esta forma de pagamento só é aceita após aprovação de cadastro.

 

MUNDO CORRIDA

Local: Rio de Janeiro e São Paulo

Começou suas atividades no Rio de Janeiro em 2003 e hoje conta com uma loja também na capital paulista, além de uma loja virtual.

Loja física: Leblon (RJ) e Ibirapuera (SP)

Atendimento: treinados para orientar o cliente na melhor compra

Serviços adicionais: teste de pisada

Formas de pagamento: dinheiro, cartão de crédito, débito em conta

Condições especiais: até 10 x no cartão de crédito, sem juros

Loja virtual: www.mundocorrida.com.br

Valor do frete: calculado com base no peso da mercadoria, local de entrega e valor total do pedido.

Prazo de entrega: de 4 a 7 dias úteis, após a confirmação do pagamento.

Formas de pagamento: cartão de crédito, débito bancário e boleto bancário.

Condições especiais: parcelamento em até 10 x sem juros com cartão de crédito.

Cancelamento: de acordo com o Código de Defesa do Consumidor, 7 dias após a entrega do produto. Frete de retorno do produto por conta do cliente. Se o produto estiver com defeito, a loja arca com frete de retorno do produto.

Troca: poderá ser trocado até 30 dias após o recebimento, desde que a embalagem e o produto estejam intactos, sem sinais de uso. Frete de devolução do produto à loja por conta do cliente.

* No televendas, são aplicadas as regras da venda pela loja virtual

 

VELOCITÀ

Local: São Paulo

Iniciou suas atividades há 14 anos com loja física especializada em corrida. Há cerca de 8 anos atua também como e-commerce.

Loja física: Jardins e Moema

Profissionais: treinados para poder orientar o cliente na melhor compra

Serviços adicionais: teste de pisada

Formas de pagamento: dinheiro, cartão de crédito, débito em conta e cheque

Condições especiais: até 10 x no cartão de crédito ou parcelamento no cheque. No pagamento à vista, dependendo do valor da compra, pode haver desconto.

Loja virtual: www.velocita.com.br

Valor do frete: calculado com base no peso da mercadoria, local de entrega e valor total do pedido.

Prazo de entrega: até 3 dias úteis por Sedex após a confirmação do pagamento. De 5 a 15 dias por encomenda normal.

Formas de pagamento: cartão de crédito, débito em conta, boleto bancário e débito automático

Condições especiais: parcelamento sem juros: até 12x no cartão Aura; até 10 x nos cartões Mastercard, Dinners, Hipercard e American Express; até 6x no Visa. Frete grátis para compras acima de 200 reais e 5% de desconto para pagamento com boleto bancário.

Cancelamento: de acordo com o Código de Defesa do Consumidor, 7 dias após a entrega do produto. Produto deve ser devolvido pelo correio e a loja se responsabiliza pelo frete.

Troca: poderá ser trocado até 30 dias após o recebimento, desde que a embalagem e o produto estejam intactos, sem sinais de uso. Despesas de frete de volta do produto à loja e de retorno do produto ao consumidor são arcadas pela loja.

* No televendas, são aplicadas as mesmas regras da venda pela loja virtual.

 

LOJA VIRTUAL

 

NETSHOES

www.netshoes.com.br

Local: São Paulo, SP

Especializada em e-commerce, a Netshoes começou suas atividades há 10 anos com loja física, chegando a ter 8 lojas, que foram fechadas em 2007. A empresa passou a atuar somente com loja virtual.

Valor do frete: calculado com base no peso da mercadoria, local de entrega e valor total do pedido. Frete gratuito para compras acima de R$ 199,99.

Prazo de entrega: em média 2 dias úteis após a confirmação do pagamento (para as principais capitais do país. Para as demais localidades, o prazo pode variar, dependendo do CEP).

Formas de pagamento: cartão de crédito (Mastercard, Visa, Diners, Hipercard e Amex), débito em conta (Itaú, Bradesco e Banco do Brasil), boleto bancário.

Condições especiais: parcelamento em até 12 x sem juros no cartão de crédito ou 5% de desconto para pagamento com boleto bancário.

Cancelamento: de acordo com o Código de Defesa do Consumidor, 7 dias após a entrega do produto. O frete de retorno do produto é pago pela loja.

Troca: poderá ser trocado, desde que a embalagem e o produto estejam intactos, sem sinais de uso. Não haverá cobrança de outro frete, tanto no retorno do produto à loja como novo envio do produto para o cliente.

* No televendas são aplicadas as regras da venda pela loja virtual.

 

SITES DE IMPORTAÇÃO

 

AMAZON

www.amazon.com

A Amazon.com é norte-americana, tem sua sede em Seattle, e é uma das primeiras empresas do mundo que teve sucesso com o comércio eletrônico.

Dicas de compra: na homepage do site, é só digitar o nome do tênis na opção de busca (search), que o sistema automaticamente lista as opções disponíveis, j&a

Veja também

2 Comments on “Compra de tênis: na loja, pela internet ou importando?

  1. O link para a loja procorrer leva ao site da fastrunner…

  2. Já corrigimos, muito obrigado.

Leave a comment