Sem categoria admin 4 de outubro de 2010 (2) (106)

Bursite no quadril; Lesão no menisco; Tendão de aquiles; Dor na bacia; Entorse de joelho

BURSITE NO QUADRIL
Faz alguns meses que venho sentindo dor articular na região do quadril, principalmente quando durmo de lado. A dor é no lado direito. Posso ter uma bursite? Existem alguns testes que posso fazer para ter realmente uma idéia do meu problema?
Leticia Frantz, por e-mail

Este tipo e localização de dor que você apresenta são característicos da bursite trocanteriana, inflamação da bursa trocanteriana situada junto à proeminência óssea (trocânter) do fêmur ao lado do quadril, condição tratada normalmente com medicação antiinflamatória, medidas fisioterápicas e exercícios de alongamento para o quadril e coxa. Tanto o ultrassom quanto a ressonância magnética são exames de imagem que podem ser utilizados para a investigação diagnóstica e acompanhamento do caso. Na CR de janeiro a seção Fisioterapia abordou exatamente essa dor no quadril.

LESÃO NO MENISCO
Há cinco meses estou afastado das corridas depois que sofri, durante um treino, uma fisgada no joelho direito; após muitos exames a conclusão foi de uma lesão no menisco medial. Irei me submeter a uma cirurgia para retirada desta lesão, porém fui informado pela ortopedista que me acompanha, que não poderia mas participar de corridas o que muito mim entristeceu. Gostaria da opinião da revista se tenho alguma chance de voltar a correr.
Natalício Alves, Cabo de Santo Agostinho, PE

A lesão do menisco medial do joelho pode ser tratada cirurgicamente com enormes chances de retorno total ao seu esporte do coração. Os meniscos são estruturas internas do joelho que fazem às vezes de amortecedores entre os ossos do fêmur e da tíbia, contribuindo para a absorção dos impactos sofridos pelos membros inferiores durante a prática da corrida. São estruturas fibróticas em forma de "o" ou "c", dependendo de sua localização, com uma parte interna mais vascularizada e outra mais externa menos vascularizada. A cirurgia normalmente se constitui de uma regularização da porção lesada para permitir a melhora da dor e o bom funcionamento do menisco. Porém a fisioterapia no período pós operatório é fundamental para sua completa recuperação. 

TENDÃO DE AQUILES
Corro há cinco anos e de dois anos para cá passei a sentir fortes dores no calcanhar, na altura do tendão de Aquiles. Fui ao médico e fiz uma ressonância, que acusou uma calcificação sobre o tendão, gerada, segundo o médico, por lesões no tendão que foram depositando-se na base e calcificaram. Ele deu duas alternativas: medidas paliativas (gelo, aplicação de ultra som, palmilhas) e intervenção cirúrgica. Há um ano venho contemporizando com medidas paliativas, mas sempre com dores, pois tenho medo de operar e não poder voltar a correr. O que podem me informar sobre recuperação neste tipo de intervenção?
Luciane Santana, Porto Alegre, RS

Como o médico deve ter lhe explicado, a calcificação é um depósito de tecido calcificado (como um ponto de osso) em algum tecido não ósseo, como tendões ou ligamentos, fruto de lesões prévias por desgaste e degeneração que podem ocorrer pela prática de exercícios físicos contínuos como a corrida. O seu tendão afetado foi o calcâneo, conhecido como tendão de Aquiles por causa do personagem central da Ilíada, Aquiles, filho de Peleu e Tétis, que o mergulhou nas águas do Rio Estige para torná-lo invulnerável, de acordo com a mitologia grega, porém o calcanhar por onde sua mãe o segurou não foi molhado, e tornou-se seu ponto fraco. Um dos responsáveis pelo movimento do tornozelo e, portanto, fundamental para todos os corredores, o tendão de Aquiles também é o ponto fraco de muitas pessoas. Não creio que deva temer uma intervenção cirúrgica, pois mesmo sendo operada você voltaria a correr, mas tente inicialmente as medidas conservadoras através da fisioterapia, principalmente exercícios de contração excêntrica da panturrilha. Converse com seu fisioterapeuta em relação à sua recuperação.    

DOR NA BACIA
Tenho 46 anos, sempre pratiquei muitos esportes, especialmente corrida de rua. Sentindo um incômodo ao permanecer sentado por longos períodos ao dirigir, realizei uma ressonância magnética da bacia, cuja análise foi: "Proeminência óssea da transição cabeça/colo femural à esquerda, notando-se pequenos cistos subcondrais/subcorticais e edema ósseo nesta topografia. Nota-se também fissura na base da porção superior do lábio acetabular (lesão). Pequeno derrame articular no quadril esquerdo. Hiper sinal em T2 e realce pós contraste em partes moles adjacentes ao trocânter maior do fêmur esquerdo, achado este inespecífico, que pode ser encontrado em indivíduos assintomáticos ou representar bursite, na dependência de correlação clinica". Não sofri nenhuma queda, não sinto dor ao praticar natação ou andar. Agradeço se puder dar alguma orientação/procedimento para amenizar as dores. A dor se acentua ao permanecer sentado. Iniciei um tratamento conservador com fisioterapia (onda curta e tens) além de tomar diariamente Condroflex, Devo fortalecer os músculos na região do quadril com exercícios para o adutor e abdutor? Gelo é recomendável? Acupuntura neste caso reduz a dor e a inflamação? Teria alguma recomendação adicional antes de pensar em cirurgia artroscópica?
Edson Conti, Jandira, SP

A lesão do labrum acetabular, que é relatada em seu exame de ressonância magnética, pode ser definida como uma fissura (pequeno corte) no prolongamento da cobertura do tecido de cartilagem do seu quadril, articulação formada pela junção da cabeça do fêmur com o acetábulo. A causa pode ser traumática ou degenerativa, que parece ser o seu caso, já que não sofreu nenhuma queda. A medicação antiartrósica como o Condroflex está bem indicada, assim como algum analgésico para a dor. A fisioterapia é recomendada, através de medidas analgésicas como o tens e ondas curtas, assim como o gelo, mas os exercícios de fortalecimento da musculatura do quadril (extensores, flexores, adutores e abdutores) são absolutamente necessários para uma melhora significativa. A acupuntura é outra medida analgésica (para a dor) interessante que você pode tentar, antes de pensar em um procedimento cirúrgico.

ENTORSE DE JOELHO
Sou corredor há 10 anos e recentemente, ao jogar futebol de salão, tive uma torção de joelho direito. Fiz uma ressonância magnética que apresentou o seguinte diagnóstico: lesão osteocondral na faceta lateral da patela com irregularidade na gordura de Hoffa que pode estar associada a doença de Hoffa ou sinovite. Gostaria de uma opinião da revista a respeito, pois já estou há 10 meses sem correr. Qual tratamento devo seguir? Devo tomar algum medicamento? Devo fazer que tipos de exercícios para fortalecer? E o que não devo fazer?
Ednilson Licinio Machado, Blumenau, SC

O entorse de joelho que você sofreu lhe causou, ou pelo menos agravou, uma lesão na cartilagem da patela, que é o tecido de revestimento do osso da parte da frente do joelho e de todas as articulações também. A cartilagem tem características próprias e não é um tecido que se recupera facilmente após lesões, portanto cuidado. A sinovite e a doença de Hoffa que também foram apontadas pelo seu exame de ressonância magnética indicam um processo inflamatório na gordura logo abaixo da patela (chamada de gordura de Hoffa) que indica uma carga excessiva sobre o aparelho extensor do seu joelho, ou seja, o músculo quadríceps (coxa) e os tendões responsáveis pelo seu movimento de chutar uma bola. Pratica aulas de alongamento? Treinamento de força (por exemplo, musculação) para os membros inferiores? Não creio que deva fazer uso de nenhum medicamento agora e sim procurar ajuda médica e ingressar em um programa de fisioterapia com medidas analgésicas e principalmente cinesioterápicas (exercícios) para lhe ajudar na recuperação de sua lesão.

Veja também

2 Comments on “Bursite no quadril; Lesão no menisco; Tendão de aquiles; Dor na bacia; Entorse de joelho

  1. Tenho Bursite no qquadril do lado direito, já havendo calcificação
    no osso, e pratico Academia só que é Musculção.
    O que voce me sugere, devo continuar na academia ou mudar para hidroginastica?
    Achei maravilho o seu esclarecimento em relação a Bursite no Quadril.

  2. obrigada!

Leave a comment