Notícias André Savazoni 18 de fevereiro de 2018 (0) (315)

Caio Bonfim vence pela sétima vez a Copa Brasil de Marcha Atlética

Crédito: Dimmy Falcão/CBAt
Crédito: Dimmy Falcão/CBAt

Competindo em casa, Caio Oliveira de Sena Bonfim (CASO-DF) foi o grande nome da Copa Brasil de Marcha Atlética, disputada neste domingo (18), em Sobradinho (DF). O brasiliense liderou toda a prova e contou com o apoio de muitos torcedores que enfrentaram a chuva para torcer e incentivar os atletas. Foi a sétima vitória consecutiva de Caio na competição, realizada em circuito de 1 km montado na Avenida do Contorno, ao lado do Jardim Botânico dos Jequitibás.

“Essa prova foi muito especial, contar com o apoio da torcida é muito bom, moro aqui perto, então conheço muito bem este percurso. Na marcha precisamos ter atenção o tempo todo, esta é a parte mais difícil, qualquer desatenção pode causar uma punição”, lembrou o campeão.

Medalha de bronze no Campeonato Mundial de Londres em 2017 e top 10 nos 20 km e 50 km nos Jogos Olímpicos do Rio em 2016, Caio completou os 20 km em 1:25:47. “A medalha do Mundial me colocou em outro patamar, e devo tudo ao treinamento que tenho aqui, espero que logo apareçam outros bons marchadores aqui em Sobradinho.”

O segundo colocado foi Moacir Zimmermann (1:30:23) e o terceiro, Max Batista dos Santos (1:30:50).

Na prova feminina, Viviane Santana Lyra (FECAM-PR) conquistou a medalha de ouro, com 1:47:16, seguida por Elianay Santana Barbosa (CASO-DF), prata com 1:50:19, e Paula Raissa Paz da Silva (AASD-PE), bronze com 1:57:21.

Campeão por equipes de 7 das 10 provas realizadas neste domingo, o Centro de Atletismo de Sobradinho (CASO) é um dos projetos mais longevos do esporte, e é referência quando o assunto é marcha atlética. Criado em 1990, no Distrito Federal, o clube destaca-se pela formação de marchadores, além de contribuir para a formação social de crianças e jovens. João Evangelista Sena Bonfim criou a equipe, com o apoio da mulher, a ex-marchadora Gianetti Oliveira Bonfim.

O piauiense Sena, de 61 anos, descobriu o Atletismo ao servir o Exército Brasileiro. Entrou na Faculdade de Educação Física Dom Bosco e ao concluir o curso já era treinador em Sobradinho, cidade-satélite de Brasília, onde mora. Entre os vários atletas que orientou está a ex-fundista Carmem de Oliveira, recordista brasileira dos 10.000 m, e a própria Gianetti, sete vezes campeã de marcha do Troféu Brasil.

“Trazer a Copa de Marcha para Brasília era um sonho antigo, desde a época de atleta. A competição aqui é um reconhecimento ao nosso trabalho”, disse Gianetti, que cuida pessoalmente da orientação dos atletas, que vão da base até alto nível. “As crianças que entram para o clube não pagam nada, temos apoio de patrocinadores e também de voluntários, que nos ajudam a manter as atividades”, continua. “A marcha é minha paixão, poder trabalhar com o meu filho também é motivo de muito orgulho pra mim.”

Veja também

Leave a comment