Saiu na revista Exame on-line:
“O Superior Tribunal de Justiça (STJ) concedeu liminar à Nike referente ao processo que resultou na sobretaxação provisória de 12,47 dólares por par de calçado importado da China, implantado no início de setembro. Segundo o Ministério do Desenvolvimento, a medida foi decorrente de resultados preliminares de uma investigação feita pelo Departamento Comercial (Decon), da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), que confirmou prática de dumping pelos chineses com danos à indústria nacional de calçados.A liminar concedida à Nike permite que a empresa possa fazer depósito administrativo equivalente ao valor da sobretaxa ao invés de realizar o pagamento diretamente ao Tesouro Nacional.
Segundo comunicado da companhia americana, a liminar deve resguardar os direitos da empresa até que haja uma decisão definitiva no processo. ‘O consumidor brasileiro já paga o mais alto imposto de importação que existe, de 35%. Não há justificativa para o acesso a produtos de alta performance ser tão caro’, diz o diretor de comunicação da Nike para a América Latina, Mário Andrada.”
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
Boa tarde !
Quero deixar bem evidente que não sou o mais adepto aos produtos desta grande fabricante, mas garanto que esta sobretaxa aos produtos importados é um absurdo. Se as fabricantes nacionais fizessem por onde, tudo bem. Se as grandes fabricantes nacionais disponibilizasse as mesmas tecnologias, material e eventos seria bem-vindos. Novamente é um absurdo !