20 de setembro de 2024

Contato

Sem categoria admin 4 de outubro de 2010 (1) (1161)

Corrida na areia; Depois da hérnia inguinal; Regeneração da cartilagem; Dores na panturrilha; Dores na coluna; Fasciite plantar

CORRIDA NA AREIA
Adoro correr, mas há 5 meses estou impossibilitado de praticar. Estou com lesão labral, a mesma lesão do Guga. Segundo os médicos, minha única alternativa é a cirurgia. Pois bem, fui a um especialista que me disse que mesmo fazendo cirurgia, nunca mais poderei correr. Como sou teimoso, gostaria de saber a opinião de vocês.
Wonder Passoni Higino, via e-mail 

Acredito que você deva considerar sua recuperação como um passo de cada vez. Sempre desconfiei de determinações pré-concebidas antes de realmente vivenciar o problema. A lesão labral realmente é uma lesão séria na qual o acometimento envolve a cobertura de cartilagem da articulação do quadril, e normalmente necessita de reparo cirúrgico. Escute outras opiniões de cirurgiões de quadril para que possa tomar a melhor decisão possível.

DEPOIS DA HÉRNIA INGUINAL
Sou assinante há dois anos e corredor desde os 16 anos; tenho 50. Operei de hérnia iguinal há dois meses e estou de repouso a pedido do médico. Sinto ainda desconforto no local, o que me deixa um pouco preocupado. Será que tenho possibilidade de voltar a correr maratonas, ou pelo menos meias? Tenho medo de não poder mais correr como antes. Conhecem alguém que voltou a correr normalmente depois disso? Preciso de uma notícia boa para ficar mais tranquïlo.
Aloysio Cezar Carvalho,  Juiz de Fora, MG

Fique tranquilo, pois conheço várias pessoas (entre eles eu…) que foram submetidas à cirurgia para a correção de hérnia inguinal e voltaram a correr normalmente, inclusive maratonas. A hérnia inguinal é uma fraqueza da parede abdominal por onde se insinuam as vísceras da cavidade abdominal, e representa uma situação cirúrgica pelo perigo destas vísceras se estrangularem neste pertuito. Surge a partir da persistência de um canal na região inguinal após o nascimento, chamado de canal peritônio vaginal. A recuperação da cirurgia é lenta, e a dor pode persistir por meses. Fique dentro de seus limites, e você voltará a correr em breve.

REGENERAÇÃO DA CARTILAGEM
Sulfato de glicosamina e de condroitina regeneram mesmo a cartilagem? Existe algum estudo científico? Meu ortopedista receitou um medicamento (Artrolive), mesmo sem muita convicção, e aparentemente o meu joelho "artroscopado" está com o movimento mais livre. Será um placebo? Parabéns pela qualidade da revista.
Renato Chaves, Rio de Janeiro, RJ

Os sulfatos de glicosamina e condroitina são substâncias denominadas condroprotetoras e auxiliam sim a regeneração da cartilagem articular, fato que já foi alardeado aos quatro cantos, inclusive nesta coluna. Obviamente que estas substâncias não vão promover a substituição total da cartilagem nas articulações dos seus usuários, porém há diversos estudos que mostram inequivocamente os benefícios da sua utilização, sobretudo a longo prazo, clinicamente comprovados pela melhora da dor e da função articular. Portanto, não creio que seja um placebo.

DORES NA PANTURRILHA
Pratico futebol e também gosto de correr. Recentemente senti dores na panturrilha em um treino de corrida. Comecei o tratamento com gelo, porém ao jogar futebol senti dores novamente. Tomei um antiinflamatório e durante o período dos comprimidos parei de correr e jogar, por cerca de dez ou quinze dias. Porém tem ocorrido o retorno da dor quando jogo. Nas corridas faço alongamentos antes e depois.
Saulo Tasso, via e-mail

Desconfio que você enfrenta uma situação de preparo muscular inadequado para as suas panturrilhas. Apenas o período de repouso interposto com utilização de antiinflamatórios e compressas de gelo não é suficiente. Você necessita condicionar melhor estes músculos para o nível de esforço requerido. Procure fazer exercícios concêntricos e sobretudo excêntricos da panturrilha a fim de treinar as fibras musculares que não são recrutadas normalmente, para que você suporte os esforços durante seus jogos de futebol e sua corridas.   

DORES NA COLUNA
Tenho 32 anos e há 3 sofro de dores na perna direita. Já consultei 5 ortopedistas que solicitaram ressonâncias, ultra som, raio-X. Na opinião da maioria, tenho um abaulamento discal entre a L5 S1, porém todas as fisioterapias que fiz não me ajudaram em nada. A dor está atrapalhando no meu cotidiano. Por favor, se puderem, me ajudem a tomar um rumo.
Leandro Pedrosa Martins, via e-mail

Creio que você não precisa mais de exames de imagem, pois seu caso parece bem esclarecido. O abaulamento discal ocorre por ocasião de uma saliência formada no disco intervertebral que pressiona a medula espinhal e provoca todo o quadro clínico que você descreve: dores na região lombar que se irradiam para os membros inferiores, às vezes com formigamentos e sensação de perda de força. Esqueça por um tempo as sessões tradicionais de fisioterapia, e comece a fazer aulas de Pilates e sessões de RPG (Reeducação Postural Global), de forma a aprender posturas corporais mais adequadas para seu cotidiano, e treinar a musculatura abdominal e paravertebral, para conseguir melhor suporte muscular para sua coluna. 

FASCIITE PLANTAR
Há um mês tenho sentido fortes dores nas plantas dos pés, como se fosse fasciite, que acredito seja decorrente de andar diariamente 2 a 3 horas com sapatos sociais. Foi uma burrada, eu sei! Tenho me exercitado basicamente no elíptico Reebok, com hastes, alternando séries de velocidade, com séries de queima de gordura, em que você põe muita força e vai devagar. Acham possível que o elíptico provoque fasciite?
William Salasar, São Paulo, SP

A fasciite plantar, atualmente denominada de fasciopatia plantar, envolve uma inflamação e desgaste da porção da fáscia plantar, uma extensa faixa de tecido conjuntivo que se origina na base do osso do calcanhar, que é constantemente tracionada e provoca a irritação do local. Creio que a utilização do sapato social por diversas horas por dia culminou com o aparecimento do quadro de dor, e não o exercício no elíptico. Pratique alongamentos diários da musculatura extensora dos dedos dos pés, e os outros vários exercícios para o tratamento da fasciite que sempre são comentados na seção de fisioterapia da CR.

Veja também

One Comment on “Corrida na areia; Depois da hérnia inguinal; Regeneração da cartilagem; Dores na panturrilha; Dores na coluna; Fasciite plantar

  1. Olá, tenho 31 anos e já fazem mais de 3 anos que sofro de fortes dores nas costas, provenientes de uma hérnia de disco L5 S1, diagnosticada por uma ressonância que me foi solicitado pelo primeiro médico que procurei, tenho todos os sintomas, dor nas costas, coxa, panturrilha, tendão de Aquiles( este já não apresenta mais reflexo )e formigamento com dormência na parte externa e os dois dedos do pé, meu primeiro médico administrou infiltrações com anestésico e antiinflamatório, fiz isto por um período de mais de 1 ano, mas apenas atenuava a dor, busquei então outra opinião profissional, a qual estou submetido a cerca de 6 meses, este me receitou doses diárias de sulfato de glicosamina e condruitina, e alguns analgésicos para aqueles dias insuportável.Minha duvida é, esta medicação terá um efeito satisfatório para meu problema ou estou propenso a me decepcionar com o resultado como no primeiro tratamento, tendo em vista que ambos (especialistas) concordaram em que meu caso ainda não é cirúrgico.Desde já agradeço a atenção.

Leave a comment