A Copa Brasil Caixa de Cross-Country, marcada para o próximo domingo (dia 5) no Parque Ecológico do Tietê, na Zona Leste de São Paulo, tem mais atrativos do que o simples título: a competição, que abre o calendário oficial da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), definirá a seleção para o Sul-Americano da especialidade, no dia 19 de fevereiro em Santiago, no Chile.
Os campeões da Copa Brasil no masculino e no feminino no adulto, sub-20 e sub-18 garantirão vaga no torneio sul-americano que, por sua vez, será seletivo para o Mundial de Cross-Country de Kampala, nas categorias adulta e sub-20, a ser disputado no dia 26 de março, em Uganda.
O mineiro Gilberto Silvestre Lopes (Cruzeiro Caixa-MG) está confirmado para tentar o tetracampeonato do adulto (10 km).
Já Juliana Paula Gomes dos Santos (BM&FBovespa-SP), que participou dos 3.000 m com obstáculos dos Jogos Olímpicos do Rio, está inscrita para tentar o bicampeonato (venceu no ano passado), mas se recupera de um acidente doméstico e depende de avaliação médica.
“Ela cortou a mão na cozinha e levou cinco pontos”, contou Marilson Gomes dos Santos, maratonista olímpico e marido de Juliana. “Acho difícil ela competir”, disse.
O Parque Ecológico do Tietê tem acesso pela Rua Acangatara, 70, no bairro de Engenheiro Goulart.
Programa-Horário
1ª etapa
08h00 – 10 km – feminino – Adulto
09h00 – Cerimônia de Abertura
09h15 – 10 km – masculino – Adulto
10h30 – 4 km – feminino – Sub-18
2ª etapa
14h00 – 6 km – feminino – Sub-20
14h50 – 6 km – masculino – Sub-18
15h30 – 8 km – masculino – Sub-20
Mais informações no endereço eletrônico do evento. Clique aqui para ter acesso.