O circuito K21 Half Adventure Marathon, com estreia mais do que confirmada para 2012 no litoral brasileiro, como já informou o blog, vai ganhando corpo. “Trata-se de um projeto que busca contemplar todos os estados do Brasil, a médio prazo, iniciando preferencialmente nos 17 estados do litoral”, afirmou o argentino Juan Carlos Asef, idealizador da série e organizador da K42 Bombinhas.
De acordo com Juan, uma das condições obrigatórias para cada organizador interessado em receber uma prova no litoral é ajudar no desenho de um percurso trail run, para que a Bombinhas Adventure Runners estude a possibilidade de concretizar o projeto “8.000 km do Brasil – Do Oiapoque ao Chui”. “Esse é o projeto de corrida, mas que poderá ocorrer um preparatório em 2013, com sua realização em 2014”, completou Juan.
Essas provas do circuito K21, inclusive, serão preparatórias do K42 Bombinhas. “Para 2012, o objetivo, por enquanto, é fazer somente cinco corridas, das quais três já estão comprometidas”, explicou Juan.
As etapas já fechadas para 2012 (ainda pode haver mudanças de datas e lugares), são:
1) Santa Catarina, a princípio em Governador Celso Ramos, localizada entre Florianópolis e Bombinhas, e será organizada pela ABA (Associação Bombinense de Atletismo). Prevista para março/2012.
2) Paraná, na belíssima Ilha do Mel, sob responsabilidade da Naventura, organizadora de corridas de montanhas de Curitiba. Será em 15 de julho.
3) Rio de Janeiro, em Arraial do Cabo, organizada em conjunto pelas assessorias esportivas de Adevan Pereira e Speed, no mês de abril.
“Então, ficam livres mais duas vagas, no qual já temos interessados nessas corridas, como Rio Grande do Sul, São Paulo, Espírito Santo, Minas Gerais (a única que, num primeiro momento, poderá ser fora do litoral) e Bahia. A ideia é que, uma vez completadas as cinco etapas em 2012, as demais ficam em lista de espera para 2013, a princípio”, adiantou Juan.