20 de setembro de 2024

Contato

Performance e Saúde admin 4 de outubro de 2010 (0) (110)

7 semanas para correr bem a Maratona de São Paulo

A Maratona de São Paulo, embora tenha um percurso com algumas subidas e descidas, acontece em um período do ano com baixas temperaturas, o que ajuda e muito os participantes. Nas 7 semanas que antecedem a competição o corredor estará aperfeiçoando seu ritmo competitivo, que é fundamental para aqueles que têm pretensões de percorrer os 42 km em um bom tempo.

Assim, a base da nossa planilha é o treinamento que promove a consistência do ritmo competitivo, permitindo que o corredor seja capaz de sustentar o ritmo de prova proposto. Optamos pela qualidade do trabalho, com treinos específicos para a obtenção da consistência do ritmo de competição ideal para as pretensões de cada corredor.

Para a realização dessa tarefa, a planilha traz treinos de muita utilidade:

Fracionado: neste treino o corredor irá percorrer trechos em determinado tempo, em ritmo competitivo. Entre os trechos são observados intervalos para recuperação. O objetivo é acostumar o corredor a percorrer uma grande distância em um ritmo forte. Na planilha, observamos esse trabalho, por exemplo, no treino de TER: 20 min trote (aquecimento) + 3 x 10 min (ritmo de competição), intervalo de 5 min trote + 20 min trote (finalização).

Uma outra excelente opção de treinamento de ritmo é a participação em provas de controle, onde o corredor terá oportunidade para testar o seu condicionamento e adquirir confiança para a maratona. Na planilha, estão previstas as participações em duas competições com esse objetivo (Interpraias em Bertioga – 4/5 e Corpore em São Paulo – 25/5, ambas de 25 km).

Os treinos longos servirão ao propósito de aprimorar a resistência básica do corredor e dar-lhe a confiança psicológica necessária para enfrentar os muitos quilômetros de asfalto. Devem ser feitos em ritmo confortável e longe da poluição.

Para o fortalecimento muscular, sugerimos que o corredor se oriente pelas propostas do treino de musculação que são abordadas pela CR. Séries básicas, para os grandes grupos musculares, carga moderada.

Não devemos esquecer que para o sucesso da preparação, o corredor deverá tomar todo o cuidado em relação a sua alimentação, sono, lazer, vida profissional e familiar, cuidados clínicos e suplementação, caso necessário, com um especialista.

A corrida, embora simples em sua ação, não é somente calçar o tênis e sair por aí, mas envolve todo um conjunto de aspectos metodológicos teóricos e práticos que, bem estruturados e aplicados, certamente levarão o corredor à obtenção de um grande resultado.

Podemos dizer que o sucesso nas corridas longas, como a maratona, basicamente tem a ver com três aspectos fundamentais: dedicação, perseverança e disposição.

Dedicação: não basta treinar, é necessário treinar sempre.

Perseverança: não basta treinar sempre, é necessário não desistir.

Disposição: não basta não desistir, é necessário vontade para superar as dificuldades e alcançar novos patamares da forma esportiva.

Com esses ingredientes compreendidos e aplicados no dia-a-dia, o corredor estará pronto para as grandes realizações pessoais nas corridas longas.  

O desafio da maratona, mesmo para os mais experientes, deve sempre ser levado a sério, pois, se muitos ficam pelo caminho por falta de um preparo adequado, a recompensa para aqueles que cruzam a linha de chegada vale por todos os esforços realizados ao longo dos incontáveis e muitas vezes solitários dias de treinamento.

MAIS:

Tabela de ritmos de treinamento

Veja também

Leave a comment