Para os que estão em busca de um bom resultado ou para os que querem estrear na distância com menos dificuldade sem dúvida a prova de Porto Alegre é a mais indicada, pelo seu percurso quase todo plano e principalmente pela temperatura, que costuma variar entre 10 e 16 graus, portanto excelente para boas marcas.
O inconveniente para grande parte dos interessados de outras regiões do país é a distância da capital gaúcha, exigindo gastos com viagem. Mas atualmente sabe-se que a compra de passagem aérea com bastante antecedência garante preços bem em conta, daí que aqueles interessados em estar lá dia 24 de maio já podem ir planejando sua ida.
Antes, dia 19 de abril, teremos a Maratona de Florianópolis, também muito boa para resultados rápidos, pelo trajeto todo plano, ficando apenas a dúvida quando ao clima no dia, que pode ser muito favorável, como no ano passado com chuva, ou mais quente, prejudicando os corredores que completam acima de 4 horas. Daí, nosso apelo por largadas bem cedo, o que aconteceu na capital catarinense.
Depois de Floripa e Porto Alegre é a vez de São Paulo realizar sua maratona, dia 31 de maio. Única televisionada ao vivo para todo o Brasil, pela Globo, a prova paulistana tem um percurso até razoável, mas como a largada é às 9 horas (em função da TV), geralmente os corredores mais lentos sofrem na segunda metade dos 42 km. Dessa forma, resta torcer para que o clima no dia ajude, com bastante frio, o que não é difícil de ocorrer no fim de março.
Chegamos então à prova do Rio de Janeiro, dia 28 de junho, a mais internacional de nossas maratonas pela grande e diversificada participação de corredores amadores estrangeiros (354 no ano passado, sem contar outros 191 na meia que acontece junto). É sem dúvida a com percurso mais agradável e quase toda plana, tendo apresentado bom crescimento nos últimos anos. Poderia se tornar a maior de nossas maratonas (como nos anos 80) se antecipasse as largadas para bem cedo. Mantido os horários que vem praticando, dificilmente os que completam em mais de 4 horas deixarão de ser prejudicados pela elevação da temperatura depois das 11 horas.
Dia 27 de setembro acontece a terceira edição da Maratona das Águas, em Foz do Iguaçu, prova de enorme potencial turístico e conseqüentemente com tudo para crescer, por sua chegada ao lado das Cataratas do Iguaçu. O percurso não é grande coisa, já que é quase todo ondulado, mas como o que mais afeta a performance é o sol e o calor, as largadas ainda mais cedo ajudariam os corredores e a prova teria maior número de inscritos.
Por fim, a Maratona de Curitiba, dia 22 de novembro, também com percurso pouco favorável e que igualmente deveria dar atenção à questão do horário de saída. A excelente e ampla premiação é um forte atrativo, mas na prática interessa a uma minoria, daí ser fundamental fazer largadas logo cedo, para que a prova cresça em participantes.
MARATONA DE FLORIANÓPOLIS (19 de abril)
O nome oficial é Maratona de Santa Catarina, uma vez que é promovida pelo governo do estado, mas os corredores a chamam pela cidade onde acontece, como é tradição nas maratonas. Até 2006 ela ocorria em agosto/setembro; em 2007 foi levada para começo de novembro, causando insatisfação e insegurança entre os corredores, que foram em pequeno número lá participar. Em 2008 uma reviravolta na data, indo para abril e agradando, pois nada se tem no país nesse período. Além disso, abril é um mês já de temperaturas agradáveis em Floripa e melhor ainda se chove, como aconteceu no ano passado, o que foi muito bom para os participantes. Algumas pessoas costumam falar do vento contra que pode soprar em parte do percurso, prejudicando o ritmo, mas geralmente quando isso acontece existe também o vento a favor (o percurso é um ir-e-vir nos dois sentidos), só que os corredores não "lembram" dele.
CARACTERÍSTICAS
– Transporte gratuito: aeroporto/rodoviária/hotéis/entrega do kit/largada etc
– Percurso plano à beira-mar, com a passagem do km 11 e 30 ao lado da largada/chegada.
– Abastecimento com copos de água a cada 3 km (no ano passado 2 sachês de gel de carboidrato no kit)
– Temperatura agradável
– Largada às 7h30 mulheres (geral) e 8h00 homens
– Premiação em dinheiro no geral e nas faixas etárias
SUGESTÃO DA REVISTA
A partir do km 30, abastecimento a cada 2 km e também com isotônico.
DESCONTO PARA ASSINANTES
Inscrição com 20% de desconto
BOA PARA RESULTADOS RÁPIDOS?
Sim, pelo percurso plano e pelo horário de largada.
MARATONA DE PORTO ALEGRE (24 de maio)
A maratona gaúcha é nossa prova que oferece melhores condições para boas marcas, especialmente pela temperatura, sempre amena / fria, mas também por um percurso praticamente todo plano, acompanhando o rio Guaíba por grande trecho.
A prova implantou um revezamento junto com a maratona e isto tem sido extremamente positivo. As duplas revezam na marca da meia, fazendo com que os maratonistas tenham companhia por todo o tempo. E na área de chegada é grande o agito, até os últimos participantes chegarem, porque o revezamento dos quartetos e octetos começa apenas às 10 horas, passando ao lado da chegada, ou seja, seu final coincide com o da maratona. No ano passado houve uma alteração de parte do percurso, mas que em nada prejudicou o andamento da prova, organizada pelo Corpa.
CARACTERÍSTICAS
– Transporte gratuito: aeroporto/rodoviária/hotéis/entrega do kit/largada etc
– Percurso quase todo plano, com passagem próximo da área de largada no km 7, 19 e 21.
– Abastecimento com copos de água a cada 3 km e também isotônico
– Temperatura fria a muito fria, ideal para uma maratona
– Largada às 7h40 mulheres e 8h00 homens
– Premiação em dinheiro no geral e nas faixas etárias
SUGESTÃO DA REVISTA
Música no percurso
BOA PARA RESULTADOS RÁPIDOS?
Sim, ótima, conforme se vê no índice dos que conseguem entrar no Ranking com marcas em PoA.
MARATONA DE SÃO PAULO (31 de maio)
O grande diferencial da maratona paulistana é sem dúvida ser a única com televisão, e pela Globo. O fato estimula muita gente a participar, mesmo não treinando adequadamente para os 42 km. A organização, pela Yescom, tem sido perfeita, com abastecimento correto, atendimento médico etc. O percurso costuma ser criticado, mas não é dos piores, apenas existem os túneis que na volta ficam mais "pesados". Se a largada fosse mais cedo o percurso se tornaria mais "leve".
Acontecem junto com a maratona provas de 5 e 10 km, o que torna a largada um pouco congestionada, mas após alguns poucos quilômetros tudo fica tranqüilo. A organização monta baias, conforme o tempo previsto de conclusão, e isto deve ajudar para uma saída mais rápida. No ano passado houve alteração do local de largada (na Ponte Estaiada, sobre o Rio Pinheiros), tornando a saída muito mais bonita.
CARACTERÍSTICAS
– Única com televisionamento pela TV (Globo)
– Percurso em grande parte plano, com passagens por túneis, e os últimos 5 km em leve subida
– Abastecimento com copos de água a cada 3 km e também isotônico
– Temperatura amena / fria, podendo esquentar depois das 12 horas
– Largada às 8h35 mulheres (elite) e 9h00 homens e mulheres geral
– Premiação em dinheiro para elite
SUGESTÃO DA REVISTA
Largada mais cedo (7h35 mulheres geral) e 8h00 homens geral. Música no percurso. Abastecimento reforçado na segunda parte da maratona. Retirada de algumas subidas dentro da cidade universitária da USP
BOA PARA RESULTADOS RÁPIDOS?
Razoável, a depender principalmente da temperatura no dia.
MARATONA DO RIO DE JANEIRO (28 de junho)
A prova carioca, organizada pela Spiridon Eventos, tem conseguido boa participação, inclusive de muitos estrangeiros. Para estes é uma ótima oportunidade para visitar a cidade, numa época em que não acontecem maratonas no hemisfério norte (em função do "calor"). O percurso é muito bonito e interessante, saindo do Recreio dos Bandeirantes e vindo junto ao mar até o Aterro do Flamengo.
O grande problema da Maratona do Rio é a temperatura, que chega a passar dos 30 graus, para os corredores que completam em mais de 4 horas (ou seja, quase 2/3 dos participantes). A solução é muito simples, mas que até agora não foi implementada: largar mais cedo.
Junto com a maratona acontece uma meia, que tem largado às 8 horas na marca dos 21 km do percurso. Esta prova tem muito mais competidores e poderia se transformar em uma maratona em dupla, largando o primeiro corredor junto com os maratonistas e revezando nos 21 km. Haveria mais gente por todos os 42 km e se daria o devido valor à maratona.
CARACTERÍSTICAS
– Percurso praticamente todo plano, com a praia ao lado
– Abastecimento com copos de água, a cada 3 km, e também isotônico
– Temperatura amena pela manhã, esquentando rapidamente
– Largada às 7h30 mulheres (apenas elite) e 8h00 geral
– Premiação em dinheiro no geral e nas faixas etárias
SUGESTÃO DA REVISTA
Largada às 6h00 ou 6h30 (mulheres geral) e 6h30 ou 7h00 (homens geral)
BOA PARA RESULTADOS RÁPIDOS?
Boa, a depender principalmente da temperatura no dia..
MARATONA DE FOZ DO IGUAÇU (27 de setembro)
Essa prova surgiu no ano retrasado, com um bom potencial, em função de seu apelo turístico, para brasileiros e estrangeiros, mas a data foi infeliz. Ou seja, marcada para o primeiro dia de um feriado prolongado, não permitiu ou viabilizou a ida de muita gente de outras cidades. A revista fez sugestões de mudança de data e horário de largada mais cedo, e a organização (Sesc do Paraná) acatou, e o resultado foi que o número de participantes mais que dobrou (261 contra 117 concluintes em 2007). O percurso é agradável, especialmente no terço final, dentro do Parque das Cataratas, mas sempre com subidas e descidas. Nos dois primeiros anos o clima ajudou, nublado e com chuvinha, mas se sair o sol… Por essa razão, nossa insistência em antecipar ainda mais o horário de largada, até para criar um diferencial para a prova, sem contar o menor transtorno para o trânsito, especialmente, para os turistas que seguem de manhã para as Cataratas.
CARACTERÍSTICAS
– Transporte gratuito – aeroporto/rodoviária/hotéis/entrega do kit/largada etc
– Percurso por estrada asfaltada, quase todo ondulado, saindo da Usina de Itaipu, passando por Foz do Iguaçu e chegando nas Cataratas
– Abastecimento com copos de água a cada 3 km, e também isotônico
– Temperatura fria pela manhã, esquentando rapidamente
– Horário de largada (feminina às 7h00 e masculina às 7h25)
– Premiação em dinheiro no geral e nas faixas etárias
SUGESTÃO DA REVISTA
Largada às 6h00 ou 6h30 mulheres e 6h30 ou 7h00 homens. Abastecimento mais freqüente e diversificado na segunda parte.
BOA PARA RESULTADOS RÁPIDOS?
Não, em função do percurso com quase nada plano. Mas se as largadas forem mais cedo, a performance dos maratonistas será menos prejudicada, com certeza, e atrairá muito mais participantes..
MARATONA DE CURITIBA (22 de novembro)
É uma maratona curiosa, pois apresenta um percurso pouco favorável (só perde para Foz do Iguaçu em termos de dificuldade) e acontece em um período quente do ano, mas mesmo assim tem sempre bom número de participantes, sendo que em torno da metade vem de fora do Paraná. As razões são a boa e simpática organização, por parte da prefeitura, e a ótima e ampla premiação em dinheiro no geral e nas faixas etárias, que faz com que 10% dos concluintes homens e 50% das mulheres saiam de Curitiba com prêmios em dinheiro. É nossa maratona com maior número de corredores competitivos (rápidos) nas categorias.
Vale para essa prova também a sugestão de largadas bem cedo, para não prejudicar os corredores mais lentos, na segunda metade, assim como para afetar menos o trânsito da cidade.
CARACTERÍSTICAS
– Transporte gratuito: aeroporto/rodoviária/hotéis/entrega do kit/largada etc
– Percurso com muitas subidas e descidas, por ruas e avenidas da cidade
– Abastecimento com copos de água a cada 3 km, frutas e também isotônico
– Temperatura agradável pela manhã, esquentando depois
– Largada às 7h30 mulheres (geral) e 8h00 homens
– Premiação em dinheiro no geral e nas faixas etárias
SUGESTÃO DA REVISTA
Largada às 6h00 ou 6h30 mulheres e 6h30 ou 7h00 homens. Música no percurso
BOA PARA RESULTADOS RÁPIDOS?
Não, em função do percurso e eventualmente também pelo clima.



