Os apaixonados por ficção científica sabem que, sejam fãs da saga ou não, 4 de maio é o Dia Mundial de Star Wars (o filme Guerra nas Estrelas). A data foi criada em virtude do trocadilho com a célebre frase em inglês "May the force be with you" ("Que a Força esteja com você", em português), tradicional cumprimento entre os integrantes que tem uma fonética parecida com a frase "May the fourth be with you" (que traduzido para o português dá "Quatro de maio esteja com você"). A primeira corrida temática em homenagem à data no Brasil aconteceu em São Paulo, com largada no primeiro minuto do domingo, dia 4 de maio.
Perto de 5 mil pessoas se concentraram no Espaço das Américas, na Barra Funda, para participar do evento, que acabou se tornando um mix de corrida de rua e convenção geek. Após uma encenação de luta dos stormtroopers e Darth Vader contra os Jedi, foi dada a largada para os 6km – um quilômetro para cada filme da saga já lançado – da Rua Adolpho Pinto, no cruzamento com a Avenida Francisco Matarazzo, em direção ao Elevado Costa e Silva, o famoso Minhocão. Os primeiros colocados nas categorias masculino e feminino receberam, além de medalhas e troféus comemorativos, um prêmio especial: uma viagem com acompanhante para a Star Wars Weekend, em Orlando, nos Estados Unidos.
Giovanna Martins cumpriu o percurso em 20:50, enquanto Marcelo Cabrini, fã da série, fechou em 18:43. "Esses filmes fizeram parte da minha infância e os mais recentes, da minha fase adulta. Estou muito animado com a oportunidade de participar da festa em Orlando; será um sonho", disse o grande campeão da madrugada. No feminino, a segunda colocada foi Irina Carlos (20:56), seguida por Rozirene Moraes (21:49), e no masculino completaram o pódio os corredores Clayton Mes (19:03) e Adriano Bastos (19:30).
Marcelo Filippo, 19 anos, ficou encantado com a iniciativa. Nerd confesso, o rapaz tomou gosto por filmes de ficção científica por acompanhar o pai, fã da saga desde o primeiro episódio. E, assim como o amor pelo gênero cinematográfico passou de pai para filho, o evento ajudou a dar o empurrãozinho que faltava para nascer mais uma paixão hereditária: pela corrida de rua. "Meu pai corre há uns dez anos e sempre me chamava para participar dos treinos e das corridas com ele. Esta foi a primeira vez que me interessei, por causa do clima todo criado. Acho que vou seguir no esporte", disse o estreante nas pistas.
Famílias, aliás, era o que mais se via na arena: os participantes e seus acompanhantes se divertiram em cada detalhe, fazendo fotos com corredores fantasiados e com os atores contratados pela organização do evento, que incentivavam as pessoas; e ainda staffs com placas com frases dos filmes e trechos dos longas-metragens passados em um telão no palco principal, disputando cada palmo dos cartazes alusivos ao tema da corrida espalhados por toda parte. Até as placas de quilometragem eram temáticas e os banheiros públicos eram especiais, com fotos de Han Solo nos masculinos e da Princesa Leia nos femininos.