
A cidade de Guarulhos será palco da Meia Maratona Internacional de Guarulhos, que acontece no dia 27 de julho. A prova, que não aconteceu no ano passado, contará com corredores de diversas partes do Brasil e do exterior, que se enfrentarão nas distâncias de 21 km, 10 km e 5 km. A largada e chegada acontecem na Avenida Paulo Faccini, em frente ao Bosque Maia, um dos cartões-postais da cidade.
Apesar de ter apenas duas edições, a corrida não apenas inseriu Guarulhos no circuito dos grandes eventos do Brasil, como também destacou a cidade como um novo polo para os corredores que buscam desafios além das tradicionais provas paulistanas.

Entre os destaques internacionais, está confirmada a presença da ugandense Emily Chebet, campeã da edição de 2023 e vice-campeã da Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro no mesmo ano. Ela retorna à prova como uma das favoritas ao bicampeonato. Outra candidata ao pódio é a queniana Viola Kosgei, bicampeã da Meia do Rio (2023 e 2024) e vencedora das Dez Milhas Garoto, em Vitória.
No masculino, estarão na briga o queniano Nicolas Kosgei, vencedor da Maratona de São Paulo e da Meia do Rio neste ano, e o ugandense Mark Kiptoo, campeão da Corrida Rústica do Agronegócio (15 km) em 2025.
Programação e largadas
A largada será dividida por distância e categorias:
- Meia Maratona (21 km)
- 6h05 – Cadeirantes
- 6h10 – Elite masculino e feminino
- 6h12 – Pelotão Premium, Atletas com Deficiência, Pelotão Geral
- 10 km – 6h25
- 5 km – 6h30
(Os horários podem sofrer variação de 5 a 10 minutos.)
Entrega de kits
Os participantes devem ficar atentos à retirada dos kits, que será realizada nesta sexta-feira, dia 26 de julho, das 10h às 19h30, exclusivamente no local escolhido no ato da inscrição:
- Guarulhos: Internacional Shopping Guarulhos – Corredor Gigante Nordestino (Térreo), Rua Engenheiro Camilo Olivetti, 295 – Vila Itapegica.
- São Paulo: Loja Decathlon Paulista – Avenida Paulista, 854 – Bela Vista.
Retrospecto e resultados da edição anterior
Na última edição, em 2023, os estrangeiros dominaram o pódio dos 21 km. No masculino, vitória do ugandense Moses Kibet com 1h06min14, seguido por Giovani dos Santos (1h06min45) e Rafael Santos de Novais (1h08min07). No feminino, Emily Chebet venceu com 1h18min02, apenas três segundos à frente da queniana Vivian Kiplagati. O terceiro lugar foi de Andrea Hessel, do Brasil, que marcou o tempo de 1h18min53.
Fotos: Yescom / Divulgação



