Sem categoria André Savazoni 26 de julho de 2011 (17) (104)

20 provas imperdíveis, ainda dá tempo de correr uma delas em 2011

Com a confirmação da Corrida da Serra da Graciosa para o dia 2 de outubro, ainda há várias opções neste segundo semestre para correr uma das 20 provas imperdíveis do Brasil eleitas pela Contra-Relógio na edição de janeiro.

Estive presente, neste ano, na Tribuna 10 Km no mês de maio, em Santos (SP), e corri a Meia das Cataratas, em Foz do Iguaçu (PR), agora em julho. E as duas provas evoluíram (e muito) em relação a 2010, ficaram ainda melhores e empolgaram os corredores.

A lista teve ainda Volta ao Cristo (Poços de Caldas), Travessia Torres-Tramandaí (Rio Grande do Sul), Corrida Cidade de Aracaju (Sergipe), Mini Maratona de Paraty (Rio de Janeiro), Corrida das Pontes (Recife), Corrida da Ponte Rio-Niterói, Mountain Do Costão do Santinho (Florianópolis), Revezamento Bertioga-Maresias (São Paulo), Desafrio Urubici (Santa Catarina), Volta do Lago (Brasília) e Maratona do Rio de Janeiro. Correu alguma? Conte então a sua experiência.

Para quem pretende “testar” uma delas, a relação começa no dia 7 de agosto, com as Dez Milhas Garoto, em Vitória, no Espírito Santo, que bate recorde de inscrição nesta edição. Então, se pretende corrê-la, faça já um tiro para garantir presença.

Duas semanas depois, no dia 21 de agosto, tem a Meia Maratona do Rio de Janeiro. Tudo bem, a largada é tumultuada e tarde, às 9 horas. Tem razão quem reclama. Porém, o visual é belíssimo e percorre a famosa orla carioca, com Leblon, Ipanema, Copacabana… terminando no Aterro do Flamengo. Quem pode ir na sexta-feira e ficar até o final do dia no domingo, garanto que passará um final de semana especial.

Em outubro, duas opções na região Sul do Brasil. Primeiro, logo no dia 2, a Corrida da Serra da Graciosa, em Curitiba. Subidas e mais subidas. Já no dia 30, a Meia Maratona de Pomerode, na cidade mais alemã do país, em Santa Catarina. Não tenha dúvidas de que você vai se sentir na Europa. Mais precisamente na Pomerânia, no norte da Alemanha. E esse clima colonial alemão está presente nos 21 km. Tanto em Curitiba quanto em Pomerode, a gastronomia é outra atração.

Em dezembro, no dia 4, tem a Volta da Pampulha, em Belo Horizonte. Mesmo problema da Meia do Rio de Janeiro: largada tarde e, muitas vezes, com calor, mas o visual também é um atrativo. O percurso, ao redor da Lagoa da Pampulha, é arborizado e praticamente plano. Estive lá para a etapa mineira da Asics Golden Four e o lugar é realmente perfeito para correr. Mas bem que a largada poderia ser às 7 horas…

Também em 4 de dezembro, uma prova eleita por ser única no Brasil: Volkswagen Run. Os corredores percorrem 10 quilômetros dentro na fábrica de carros em São Bernardo do Campo, no ABC paulista, localizada no Km 23,5 da Via Anchieta.

Para fechar o ano, no dia 31 de dezembro, a São Silvestre. Sim, há problema na largada com a falta de divisão por ritmo e muitos fantasiados e seus cartazes, e a organização pecou demais no ano passado por entregar a medalha junto com o kit. Sem defesa nos dois casos. Mas a magia da São Silvestre é superior a tudo isso. Corri a prova nos últimos três anos. Confesso que, apesar dos problemas, sou apaixonado por ela. E, sinceramente, pelo menos uma vez na vida, todo corredor tem de participar da São Silvestre. Vale demais o esforço, você fecha o ano em altíssimo astral e a passagem do réveillon fica melhor ainda!

Então, o que está esperando? Faça as suas opções e uma boa corrida. Quem sabe não nos encontramos em algumas delas!

Veja também

17 Comments on “20 provas imperdíveis, ainda dá tempo de correr uma delas em 2011

  1. E aí meu amigo! Como vai? Neste ano a Volta da Pampulha já será às 8h. http://esportes.terra.com.br/noticias/0,,OI5173493-EI1878,00-Organizacao+da+Volta+da+Pampulha+antecipa+largada+da+edicao.html Aliás, todos vocês da CR estão convidados! Quem sabe em 2012 não conseguimos largar às 7h!? Um grande abraço!!

  2. Sim Carlyle, será mais cedo, a Yescom antecipou em uma hora a largada. Um avanço, sem dúvida alguma. Mas, por ser em dezembro, acredito que 7 horas seria o ideal, pensando principalmente em quem vai completá-la em cerca de duas horas ou mais. Abraço

  3. No lugar da Meia do Rio organizada pela Yescom eu colocaria a Meia Maratona que ocorre dentro da Maratona do Rio. A largada é mais cedo e o Elevado do Joa e o túnel ficam no trajeto tornando o visual ainda mais espetacular. Mas esta prova já passou e agora só ano que vem. Atualmente, a Volta ao Cristo e a 10 Milhas Garoto estão na minha lista de desejos para o ano que vem.

  4. Leo, já incluimos a Maratona do Rio, que acaba sendo todo o evento, já que a meia é no mesmo dia. Por isso, que colocamos também a meia organizada pela Yescom que, em termos de beleza, é realmente encantadora. Corri no ano passado e, fora a largada complicadíssima, gostei muito da prova. Abraço

  5. Oi André! Corri a TTT deste ano e te digo: é a prova mais divertida do RS. Os grupos de corrida se transformam em times. Todos se encontram nos postos de troca, no trecho neutro/coquetel e na chegada. É pura festa. Sem contar a “gincana” que é achar os pontos de revezamento, às vezes em prainhas desconhecidas. Ah! E os pirados que completam os 81K debaixo de uma “lua” de mais de 30º são verdadeiros heróis. Abraços.

  6. Muito legal, Rodrigo. Quero fazer a TTT um dia. Deve ser uma diversão mesmo. Abraço

  7. Bom, então vamos lá: a TTT em pleno verão gaúcho é imperdível. A cada ano a temperatura aumenta, deve ser em função das alterações climáticas globais. Já corri por 4 anos consecutivos. Interessante que o número de atletas assim como o nível competitivo aumenta junto com a temperatura. Nos dois últimos anos em quarteto feminino, ficamos em terceiro lugar e neste último olhei para as meninas e disse que seria minha última participação! Chega de sofrer no sol, na monotonia do percurso em praias desertas. Dúvido, em 2012 provavelmente estarei lá!

  8. E o Mountain Do Costão do Santinho? O clima é surpresa: chuva, sol, temperatura ideal. Tudo pode acontecer… o percurso duríssimo e estonteante. O legal é correr em trio ou dupla, para aproveitar a prova, do contrário fica-se mais tempo na pousada. Minha estreia em cross-country, trio fem, já correndo 21 km, sem a ideia do que viria pela frente e um terceiro lugar. Para quem não se importa em caminhar, trotar, escalar pedras… Momento inesquecível: em uma trilha estreita com um penhasco ao lado, eu trotando me segurando em galhos de árvores e avisto um fotógrafo pendurado em um destes galhos registrando a prova!

  9. RJ: a cidade convida a correr! Em 2009 corri a maratona de SP (prova alvo). Um mês depois fui para o Rio correr a Meia. Como demorei a me inscrever, só consegui vaga na maratona e prometi ao meu treinador que faria apenas 21 km largando de São Conrado. No domingo de manhã, dentro do táxi, olhei para o visual e pensei: não posso perder isso! Deixei meu treinador me esperando na largada da meia, fui para o Recreio e corri os 42 km. Exausta após cruzar os 21, mas feliz em acompanhar a orla marítima, o público na praia, pois em maratona em que não existe performance é possível curtir o percurso!

  10. A Meia Internacional do RJ, apesar do tumulto e do calor… tem que correr, pois às vezes até dá para baixar tempo (aconteceu comigo) ou aumentar, kkk, depende do momento e propósito. E tem um bar tradicional no Flamengo, logo na chegada em que os corredores se reúnem para tomar chope. Tem chope preto, e eu detesto, mas no RJ desce como um néctar!

  11. São Silvestre, aahhh! Emoção, tradição e cultura. Missão de corredor: correr a SS. Conheço muitas histórias relacionadas a esta prova. A minha? resumo: lesão grave em 2008 e cura e retorno às corridas na SS do mesmo ano. Em 2010, corri para comemorar o excelente ano que tive em termos de performance!

  12. Corri a Tribuna de Santos. Prova sensacional. Divertida. Muitas equipes de academias, empresas, universidades e ainda o “povo” na rua dando a maior força. Prova animadíssima. Ano que vem estarei lá.

  13. Quando eu falei “exausta após correr os 21k” na maratona do RJ; é porque fui para fazer meia maratona, e ,assim depois de cruzar a marca dos 21 fui até os 42k exausta! Só o dobro, ahaha.

  14. Luciana, eu que fiquei exausto vendo seus relatos das provas, rs. Parabéns. São todas muito legais mesmo de correr e, para 2012 ou 2013, a Maratona do Rio de Janeiro está no meu calendário. A cidade é bonita demais mesmo.

  15. Isso mesmo, Mari. A Tribuna 10 km é, para mim, a melhor prova de dez quilômetros do Brasil. Tanto na organização quanto na presença de público, alegria, diversão. Quem já correu, sabe do que estou falando. Quem ainda não foi, por favor, saiba que está perdendo e que, pelo menos uma vez, TEM de correr essa prova. Em 2012, não vou só assistir e fazer a cobertura para a Contra-Relógio, como neste ano, voltarei a corrê-la de novo. Será minha terceira vez! Beijo

  16. Puxando a sardinha aqui para a minha Brasília, recomendo muitíssimo a Volta do Lago, prova de revezamento já tradicional em nosso calendário. A energia da prova e o percurso, sempre margeando o Lago Paranoá, são os diferenciais da prova. Ainda tem a opção de fazer a prova solo, dupla, trio e quarteto, para aqueles que querem rodar mais!

  17. Muito legal Breno. Não fiz ainda a Volta ao Lago, mas está nos meus planos. Já ouvi mesmo muitos elogios de quem corre, principalmente pelo clima entre os participantes. Abraço

Leave a comment