Quer estrear nos 21 km ou correr em busca de um recorde pessoal? Unir viagem com corrida? Ou usar uma prova como preparação de ritmo ou teste para uma maratona? Pensando em corredores de diferentes níveis e objetivos, fizemos uma seleção de 20 meias-maratonas no Continente Americano, entre agosto e novembro, incluindo provas no Brasil, Argentina, Uruguai, Estados Unidos e Canadá.
A maioria tem como característica o percurso plano, com boas possibilidades de clima ameno no dia dos 21 km. Claro que, nesse caso, um pouco de sorte também é bem-vinda, principalmente nas corridas realizadas no Brasil, como na Meia do Rio, agora no final de agosto. Para o exterior, há viagens mais curtas e rápidas, como Buenos Aires, Montevidéu e Punta Del Este, e outras mais longas (Estados Unidos e Canadá). Três opções integram a lista da série Rock'n'Roll, destacando a estreante Meia do Brooklyn (com a oportunidade de passear por Nova York), a animada Meia de Las Vegas (com os shows, cassinos e vida noturna agitada) e a bela Meia de Vancouver.
No Brasil, seja para correr os 21 km pela primeira vez ou para buscar aquele tão sonhado tempo, há duas das provas mais rápidas agora neste segundo semestre: a Meia da Praia Grande em setembro e a etapa de Brasília da Golden Four Asics, em novembro. Para as mulheres, a grande atração é a W21K Asics, em outubro, novamente em São Paulo, com a maior parte do percurso dentro da USP.
23 de agosto
Half Marathon Montevideo
www.halfmaraton.com.uy
Percurso plano, quase que em sua totalidade na beira do Rio da Prata e um agradável (e belo) passeio pela capital do Uruguai. Essas são as características da Half Marathon Montevideo, que chega à sexta edição agora em agosto. A largada ocorre às 10h no Parque Rodó. Além dos 21 km oficiais e aferidos por medidor Iaaf (de acordo com destaque da organização no site oficial), há duas provas paralelas: 10 e 5 km. Uma das vantagens é o rápido voo do Brasil (saindo das principais capitais) e a receptividade do povo uruguaio. Um passeio que tranquilamente pode ser feito de sexta a domingo, mesmo assim aproveitando para conhecer Montevideo e correr uma meia-maratona. Por sinal, visitando a cidade, é imperdível a ida ao Mercado do Porto para descobrir (e deliciar-se) com os segredos da gastronomia uruguaia. Por ser em agosto, a tendência é de clima ameno.
29 de agosto
Media Maratón de Iguazú
www.maratoniguazu.com
O lado argentino das Cataratas do Iguaçu é ainda mais incrível que a parte brasileira. E esse é o palco da Media Maratón de Iguazú. O percurso é 100% asfaltado (além dos 21 km, há a possibilidade de 10 km), com acesso pelo Parque Nacional Iguazú em Puerto Iguazú, na Argentina. O trajeto tem algumas subidas e descidas, mas todas bem suaves, o que deixa a prova, além de bela, muito rápida. Outro fator positivo é que os caminhos são rodeados pela "selva misionera", em um contato direto com a natureza. A temperatura média fica próxima dos 20°C tradicionalmente, no final de agosto, a mínima é de 16°C e a máxima de 28°C. A largada ocorre às 10h, com transporte e entrada ao parque incluídos na inscrição.
30 de agosto
Meia-Maratona Internacional do Rio de Janeiro
www.yescom.com.br
Maior prova de 21 km no Brasil, a Meia do Rio também pode ser considerada uma das mais bonitas tanto do país quanto da América do Sul. O trajeto é praticamente todo à beira-mar, com uma oscilação no percurso apenas nos cinco primeiros quilômetros – da largada em São Conrado, passando pela subida e descida da Avenida Niemeyer. Depois, é absolutamente plano, com vista para as praias do Leblon, Ipanema, ao Morro do Pão de Açúcar e ao Cristo Redentor. A chegada é no Aterro do Flamengo – lembrando, apenas, que nesse trecho final há um vaivém, com os corredores passando no km 15 ao lado do pórtico de chegada – mas há ainda uma reta de 3 km até próximo ao Aeroporto Santos Dumont para retornar do outro lado da avenida por mais 3 km. O clima no Rio pode "aprontar", assim, pelo visual, a meia-maratona já é uma prova imperdível e, se a temperatura for amena, é uma ótima opção para a quebra de recordes pessoais. Os assinantes da Contra-Relógio têm 10% de desconto na inscrição.
6 de setembro
Meia-maratona de Buenos Aires
www.maratondebuenosaires.org
Maior prova da América do Sul, a Meia de Buenos Aires sofre uma invasão de brasileiros ano após ano. A expectativa é de 2 mil corredores do país na edição deste ano. E os atrativos que levam a esse interesse são vários. A começar pelo custo-benefício: preço da passagem aérea (sempre com promoções) e dos hotéis, passando pelo voo rápido (pouco mais de 2 horas de São Paulo a Buenos Aires). O percurso é basicamente plano, extremamente veloz, passando por avenidas largas (apenas a largada, sem separação por baias de ritmo, que precisaria ser melhorada, por isso, é importante chegar com antecedência). Junte-se a isso as atrações turísticas e gastronômicas da capital argentina, incluindo as opções de carnes, empanadas, vinho, alfajor e doce de leite. Neste ano, um atrativo a mais: dia 7 de setembro, segunda-feira, é feriado nacional da Independência, então, os 21 km portenhos estão no meio de um final de semana prolongado.
6 de setembro
Meia de Punta Del Este
www.maratondepuntadeleste.com.uy
Uma invasão de brasileiros, principalmente do Rio Grande do Sul. Percurso plano e à beira-mar. Sem qualquer influência do famoso vento que normalmente atrapalha os maratonistas do km 35 para frente. Grande possibilidade de clima frio. Proximidade dos hotéis. Facilidade de inscrição com contato direto com os organizadores. Premiação com troféus para os três primeiros nas faixas etárias. A Meia de Punta Del Este, no litoral do Uruguai, é uma ótima opção para todos os tipos de corredores. Sejam os estreantes dos 21 km, os que gostam de performance ou aqueles que preferem unir viagem com corrida. Cerveja, vinho, frutos do mar e a famosa carne uruguaia (tão boa ou melhor do que a argentina, dependendo do avaliador) fazem parte do "pacote". Este ano, tanto a meia-maratona quanto os 42 km voltarão a passar pela ponte ondulada da Barra de Maldonado, um dos cartões-postais de Punta.
20 de setembro
Meia da Praia Grande
www.triesportes.com.br
Nível do mar, praticamente duas longas e totalmente retas planas. Organização do mesmo nível dos 10 km da Tribuna na vizinha Santos. Proximidade de São Paulo: a organização disponibiliza espaçoso estacionamento para os participantes e o acesso é bem fácil, com uma saída direta da estrada. A Meia da Praia Grande é talvez a mais rápida do Brasil. Para isso, porém, só precisa de uma "ajuda" do clima – com temperatura amena e pouco vento no trecho da praia. Uma novidade é que o evento será voltado para atletas amadores, sem largada da categoria elite. Os cinco melhores do masculino e do feminino receberão troféus. A largada também terá mudanças, com os participantes divididos em três pelotões: o A, com os 100 melhores homens e 30 primeiras mulheres da prova de 2014, mais 50 atletas com inscrição VIP; o B, também com corredores dos 21 km; e o C (este com início posterior), com os participantes dos 10 km.
20 de setembro
Meia-Maratona de Ribeirão Preto
www.tribunaribeirao.com.br
Duas grandes e longas retas, praticamente toda plana. Essas são as características dessa meia do interior paulista, que terá a 5ª edição. Em termos de percurso, nenhum problema. Porém, estamos falando de uma das regiões mais quentes do Estado de São Paulo e, assim, é importante contar com uma ajuda extra do clima para definir o ritmo que irá imprimir nos 21 km. A largada e a chegada ocorrem nas proximidades da Faculdade Anhanguera, na Via Norte. Devido à possibilidade de calor, os postos de hidratação estarão colocados a cada 2,5 km, de acordo com a organização. Há premiação com medalhões para os primeiros colocados de cada categoria por faixa etária. Os cinco primeiros colocados no geral masculino e feminino receberão troféus.
27 de setembro
Maratón Puente Rosário-Victoria
www.maratondelpuente.com.ar
A moderna ponte Rosário-Victoria cruza o Rio Paraná, ligando as cidades argentinas de Rosário, em Santa Fé, com Victoria, na província de Entre Ríos. A ponte mede mais de 610 metros de comprimento no vão principal e cerca de três quilômetros no total, com duas torres de 126 metros de altura. A elevação maior na pista é de 62 m. Essa é a grande atração da prova. O percurso não é plano, mas tem longas retas, o que facilita o ritmo e a atração de correr cerca de seis quilômetros (ida e volta) por cima do Rio Paraná. Trata-se de uma experiência bem interessante e diferente. A meia-maratona chega à sexta edição neste ano e, em setembro, na Argentina, o clima é um possível aliado.
27 de setembro
Meia-Maratona de Chicago
www.chicagohalfmarathon.com
Uma das principais provas de 21 km dos Estados Unidos, a Meia-Maratona de Chicago é uma excelente opção de corrida e turismo. O percurso passa, por exemplo, pelo Jackson Park (local da largada), pela área do Hike Park e da Universidade de Chicago. A vista do Lago Michigan e do Skyline é outro atrativo. A chegada ocorre na Statue of the Republic. O trajeto é todo aferido pela USATF. Para quem irá participar da Maratona de Chicago, em 11 de outubro, e possibilidade de tirar férias no período, pode ampliar a viagem e fazer o último treino nos 21 km. O limite é de 20 mil participantes – incluindo também os 5 km.
4 de outubro
Meia-Maratona Farol a Farol
www.meiamaratonafarolafarol.com.br
Chegando à sexta edição, a Meia Farol a Farol já é tradicional em Salvador e, além dos 21 km, conta com provas de 5 km e 10 km. A largada ocorre no Farol de Itapuã, passando pelo litoral (e alguns dos cartões-postais baianos), com a chegada no Farol da Barra. Com um trajeto plano, aqui vale também a atenção para qualquer prova realizada na região nordeste: o calor. Se o clima ajudar, é ótima para a quebra de recordes pessoais. A largada será às 7h (o que pode ser tarde com base na temperatura do dia).
10 de outubro
Rock'n' Roll Brooklyn
www.runrocknroll.com
Os atrativos para viajar ao Brooklyn não são poucos. A própria organização destaca isso no site oficial da meia-maratona. A edição deste ano será inaugural nos 21 km no circuito Rock'n'Roll – antes, tinha apenas 10 km. O trajeto passa pelas tradicionais ruas do Brooklyn, com largada na Gran Army Plaza e chegada no Prospect Park, com pouca alteração altimétrica – a descida e subida mais elevadas estão no terço final. Além disso, a temperatura em outubro, lá em Nova York, é perfeita para correr. Os hotéis no Brooklyn são bem mais baratos do que em Manhattan, região acessada diretamente pelo metrô, com inúmeras estações. Não faltam parques e opções para passear na região, alguns com vista para a Estátua da Liberdade, Verrazano Bridge (onde ocorre a largada da Maratona de NY) e toda a parte litorânea de Manhattan, por exemplo. Sem falar nos jogos do Brooklyn Nets na NBA, que já estará na temporada regular em outubro. Para completar, toda a estrutura da série rock'n'roll, com atrações musicais espalhadas pelos 21 km.
11 de outubro
Meia-Maratona Caixa de Florianópolis
www.maratonasbrasil.com.br
O percurso plano, quase todo na Avenida Beira-Mar, é a maior atração da prova, além de deixá-la bem bonita. Larga-se em frente ao bolsão do monumento da Polícia Militar com sentido ao centro da cidade. Trata-se de uma corrida realmente bem rápida, mas precisa contar também com a ajuda do clima, pois pode fazer calor e ventar no dia (duas características da capital catarinense). É uma ótima opção tanto para os estreantes na distância quanto para quem pretende baixar o tempo nos 21 km neste segundo semestre. Outra vantagem para aproveitar a viagem é que a segunda-feira, dia 12 de outubro, é feriado, o que ajudará a aproveitar as belas praias de Floripa.
12 de outubro
Meia do Pantanal – Volta das Nações
www.voltadasnacoes.ms.sesi.org.br
O percurso tem muitas subidas e Campo Grande é uma das capitais mais quentes do Brasil. Assim, especialmente essa, não é uma prova para correr forte para a maioria, principalmente para quem não está acostumado ao calor. Porém, em sua sétima edição, a prova é uma grande festa no Centro-Oeste, com uma forte e competitiva elite, devido à alta premiação em dinheiro para os cinco primeiros colocados. Há também duas outras distâncias, 10 km e 7 km.
18 de outubro
W21K Asics – SP
www.w21kasics.com.br
Essa é especificamente para as mulheres, que cada vez mais partem para as meias-maratonas também no Brasil (já são maioria nos Estados Unidos, com 61% das concluintes em 21 km). A segunda edição da W21k Asics terá novamente grande parte do percurso dentro da USP (ponto de largada e chegada), indo até o Jockey Club por avenidas largas. A altimetria é amplamente favorável, com várias retas bem planas. As participantes terão toda a estrutura necessária para um bom desempenho, com postos de hidratação a cada 2 km, isotônico a cada 4 km, além de gel de carboidrato. Após cruzar a linha de chegada, todas terão à disposição um centro de recuperação com atividades como massoterapia, quiropraxia e fisioterapia.
24-25 de outubro
Rock'n' Roll Vancouver
www.runrocknroll.com
Vancouver, no lado do Oceano Pacífico, no Canadá, é considerada há anos uma das principais cidades do mundo em qualidade de vida. Recebe estudantes de todos os cantos, incluindo os brasileiros, para intercâmbios no inglês ou para graduação ou pós na Univerdade de British Columbia. A região central da cidade é bem plana, com destaque para o Stanley Park. E esse é o percurso da Rock'n'Roll Vancouver. O trajeto passa por algumas das principais vias da cidade, incluindo a região portuária, com chegada no coração do Stanley Park. Do km 10 para frente, é todo à beira-mar, com vista para o litoral e as montanhas que circundam a cidade. Tudo isso com a animação das bandas musicais pelos 21 km e uma grande festa após a corrida. Antes ou depois da meia, é "obrigatório" esticar a viagem para Whistler (a estação de esqui a 1 hora de Vancouver) e para a região das montanhas rochosas, um pouco mais longe.
31 de outubro
The Jazz Half Marathon
www.jazzhalf.com
Uma meia-maratona especial onde você terá a oportunidade de correr em torno de algumas das regiões mais históricas de New Orleans, o berço do jazz. Isso inclui vias mais do que tradicionais, como a Charles Avenue e o Audubon Park. O percurso é extremamente plano. A prova conta, ainda, com um lado social, beneficiando crianças locais na luta contra o câncer. Claro que, no coração do jazz, a trilha musical antes, durante e após os 21 km está mais do que garantida, sendo outra atração especial. Por todos esses fatores envolvidos, essa meia-maratona é considerada uma das melhores dos Estados Unidos – e olhe que lá não faltam provas, com mais de 2,2 mil realizadas no ano passado somente nos 21 km! Para destacar a cultura da região da Louisiana, jambalaya (uma espécie de paella de New Orleans) e feijão vermelho fazem parte da alimentação após a meia-maratona.
1º de novembro
Mizuno 21k Buenos Aires
www.tmxteam.com/evento/808/21k-mizuno-half-marathon-2015
Percurso plano na região de Vicent Lopez, grande possibilidade de (muito) frio por estarmos já em novembro e uma boa organização. Esse é o atrativo dos 21 km da Mizuno nesse subúrbio de Buenos Aires. No ano passado, a prova fez parte de encerramento do circuito que contou com seis provas em capitais brasileiras – neste ano, houve apenas uma meia-maratona em São Paulo, realizada no mês de julho. Mas a prova argentina está garantida e com inscrições abertas. A largada ocorre às 7h30 no Paseo de La Costa. O percurso é bem plano, mas fica como alerta a possibilidade de vento (na edição do ano passado, as fortes rajadas atrapalharam os participantes). No restante, vale as mesmas dicas da Meia de Buenos Aires de 6 de setembro, para aproveitar a parte cultural, turística e gastronômica da capital argentina.
8 de novembro
Golden Four Brasília
www.golden4asics.com.br
O circuito de meias-maratonas Golden Four Asics já está consolidado no Brasil. Brasília faz o fechamento desde a primeira edição, sempre no início de novembro. Boas descidas em avenidas largas fazem parte dos 21 km, o que pode ser uma ótima ajuda ou um adversário de respeito (caso gaste mais energia do que deveria), porém, sabendo dosar o ritmo, principalmente na subida do Eixão (local de "quebra" de muitos participantes) a possibilidade de baixar o tempo na meia-maratona é enorme, ainda mais porque os sete quilômetros finais são em leve descida. A estrutura é a tradicional da Golden Four: largada às 7h, hidratação a cada três quilômetros, expo na véspera para entrega dos kits e medalhas especiais de top 100 (homens) e top 20 (mulheres). Os assinantes da Contra-Relógio têm 10% de desconto na inscrição – como ocorreu nas outras três etapas deste ano (Rio, Fortaleza e São Paulo) a revista também estará presente na Expo, com o editor Tomaz Lourenço fazendo promoção de assinaturas, renovações e venda da edição do mês.
8 de novembro
Meia-Maratona Big Sur
www.bigsurhalfmarathon.org
A altimetria, com subidas e descidas, está longe de ser totalmente favorável, mas o visual compensa qualquer esforço extra, além de uma temperatura bem agradável, com a média em novembro ficando dos 8° aos 18°C, o que ajuda a correr bem. O Oceano Pacífico é o companheiro durante quase todo o trajeto dessa meia-maratona, uma das mais cotadas da Califórnia. A largada ocorre no centro da Baía de Monterey (localizada a cerca de 180 km de São Francisco), passando então pelas partes turísticas da cidade. A região é considerada uma das mais belas dos Estados Unidos e a corrida torna-se famosa também pela Maratona Big Sur, que ocorre no final de semana após Boston. Como dica, para depois da prova, o ideal é alugar um carro e seguir passeando pelo litoral até chegar a Los Angeles ou San Diego, caso tenha bom tempo para curtir.
12 a 15 de novembro
Rock'n' Roll Las Vegas
www.runrocknroll.com
Las Vegas já tem atrativos de sobra. Shows e os cassinos mais imponentes do mundo, como o Bellagio, Caesars Palace, Excalibur, Luxor, Mandalay Bay, MGM Grand, Monte Carlo, New York, Paris, The Venetian e Treasure Island, entre outros. E no período de 12 a 15 de novembro deste ano, conta ainda com a Rock'n'Roll Las Vegas que, além da meia-maratona, tem os 42 km. A estrutura é a mesma do circuito, com bandas espalhadas por todas as milhas, além da entrega dos kits e do show na chegada. Além disso, a prova larga de tarde, já com um clima bem agradável e é extremamente rápida: 21 km planos e bem organizados. Na parte turística, dá para passear pelo Grand Canyon, que fica ali ao lado. Dessa relação de provas da Contra-Relógio para o segundo semestre, talvez seja a de maiores opções para diversão. Por isso mesmo, o número de brasileiros vem aumentando a cada edição.