20 de setembro de 2024

Contato

Blog do Corredor Redação 26 de setembro de 2017 (0) (103)

20 km por trilhas, em Portugal

por Claudio Roberti Rincon (assinante de São Paulo)

Eu já tinha definido um período de férias em Portugal no mês de maio e como adoro correr procurei na internet algum evento em que pudesse participar. Encontrei uma corrida de trilha na região de Sintra (http://trilhodaslampas.com/) e me encantei pelas imagens do vídeo desse site. Enviei e-mail para os organizadores e de pronto me responderam de forma simpática, dizendo que iriam ajudar no que fosse necessário. A corrida é organizada por um clube local. A cidade de São João das Lampas é bem pequena, com cerca de 11 mil habitantes.
No sábado, dia 13, cheguei acompanhado da minha esposa e estranhei que estava tudo muito tranquilo, para não dizer vazio, apenas alguma movimentação dos organizadores, mas nenhum corredor. Talvez porque a largada seria às 19h30 e eu chegamos às 15h. Peguei o kit (camiseta e numeração com chip) e fomos esperar em um café.
Logo a conversa fluiu com os demais participantes que iam aparecendo. Nós estávamos um pouco inseguros, pelo horário da prova, mas todos foram muito receptivos e até ofereceram hospedagem. Durante a corrida minha esposa ficou esperando no bar do clube.
Achei sensacional essa que foi minha primeira prova de trilha. O percurso é lindo, mas bastante desafiador, com muitas subidas e descidas íngremes. Um por de sol maravilhoso e grande parte da corrida no escuro (necessário usar lanterna). No trajeto de 20 km, vários pontos com água, frutas, biscoitos, bolos, chá, além de grupos musicais. No final, sopa e ainda um banho com água quente. Tudo isso por 11 euros… Completaram 625 corredores, o primeiro em 1h22 e o último em 3h52.