Notícias admin 12 de outubro de 2014 (0) (127)

14ª CORRIDA GRAAC

"Se corro hoje é porque um dia alguém correu por mim." Com a frase estampada na camisa e o rostinho de crianças que passaram por tratamento contra o câncer no número de peito, cerca de 10 mil corredores solidários enfrentaram o vento frio dos 15ºC da manhã paulista, no domingo do Dia das Mães, em 11 de maio. O objetivo era caminhar 3km ou correr 10km em homenagem aos pacientes do Hospital do Graacc (Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer), que dá nome e causa ao evento organizado, pelo sexto ano consecutivo, pela Corpore.
A 14ª edição teve largada às 7h30, no Parque do Ibirapuera, como objetivo de divulgar a causa do combate ao câncer infantil, mobilizando e conscientizando a população sobre a importância do diagnóstico precoce, além de arrecadar recursos para a manutenção dos tratamentos oferecidos às crianças e adolescentes no Hospital do Graacc. Este ano, a corrida arrecadou mais de 800 mil reais líquidos para a instituição. "É uma alegria imensa ver as pessoas correndo e suando por esta causa, ajudando nossas crianças de forma saudável. Obrigado a todos", disse o superintendente da entidade, o médico Sérgio Petrilli, na entrega dos prêmios.
Todos os participantes que concluíram a prova levaram para casa uma medalha comemorativa. Já os cinco primeiros colocados nos 10 km, nas categorias masculino e feminino, foram premiados com troféus. O primeiro a chegar foi Adriano Aparecido Alves, em 32:39, seguido por Alexsandro Matos e Fernando Beserra. No feminino, vitória de Maria Bernadete Cabral, em 38:05, seguida de Ana Luiza Garcez e Mirlene Picin, colaboradora da CR.
A rapaziada da equipe Correndo Soave foi muito além da doação em dinheiro das inscrições. Além de todos os homens terem raspado a cabeça, em solidariedade às crianças em tratamento, e das mulheres terem cortado, em média, 10cm de cabelos para doação ao hospital, boa parte do grupo formado por 30 pessoas se manteve próximo à linha de chegada, incentivando os corredores e aplaudindo aqueles que dedicaram a manhã do domingo à boa causa. "O nosso desejo é ajudar de alguma forma as crianças que lutam contra o câncer. Foi esta a maneira que encontramos de fazer a nossa parte", disse Sérgio Miguel, integrante da equipe.
O mesmo sentimento teve Teresa Salles, que participou da caminhada junto com outros membros da família, e no fim do evento resolveu doar boa parte de suas longas madeixas para o Graacc, que levou cabeleireiros para a arena montada ao lado do Parque do Ibirapuera. "Resolvemos começar o Dia das Mães nesta festa linda. Perdemos um parente no ano passado, e estamos aqui para prestar nossa homenagem a ele, que se foi, e aos jovens que estão na luta contra essa doença silenciosa e traiçoeira. Eu e meus pais caminhamos, só meu irmão correu. Achei que poderia fazer mais doando meu cabelo", disse a moça, feliz por ajudar.
Referência no tratamento e pesquisa do câncer na América Latina, principalmente em casos de alta complexidade, e uma das mais respeitadas e bem-sucedidas ONGs do país, o Graacc, criado em 1991, tem a missão de garantir a crianças e adolescentes com câncer todas as chances de cura com qualidade de vida. A organização é reconhecida pelos expressivos resultados obtidos na cura de pacientes infanto juvenis, alcançando índices de cerca de 70%.

Veja também

Leave a comment