100m rasos ou futebol?

Outro dia estava assistindo a um jogo da Copa e, ao observar a arrancada de um atacante em direção ao gol, me perguntei como deveria ser a performance dos jogadores de futebol em relação a velocistas que correm 100m, 200m, etc. Fui pesquisar e, para minha surpresa, descobri que temos um velocista de altíssimo nível disputando a Copa, ainda que ele não esteja jogando grandes coisas e seu time esteja praticamente eliminado.

Sim, estou falando de Cristiano Ronaldo, de Portugal, o famoso CR7. Ninguém mais ninguém menos do que o eleito pela FIFA como melhor jogador de futebol em 2013 é também um dos mais rápidos.

Quem diria que CR7 e Usain Bolt tem algo em comum...

Em 2009 o jornal alemão Der Spiegel fez uma análise e definou que CR7 era o jogador de futebol mais rápido entre os atletas analisados. Segundo o estudo, CR7 alcançava 33,6 km/h em suas arrancadas. “O português tem as arrancadas de um sprinter e um corpo perfeitamente desenhado para correr rápido: Fortes biceps femorais, quadriceps, abdominais, lombares – a estrutura muscular de um velocista. Assim, de perna esticada e tornozelos levantados, não surpreende que supere a concorrência, no estudo feito com os atletas dos principais clubes europeus”. Na lista do Der Spiegel, o mais próximo do português é o jogador holandês Arjen Robben, com 32,9 km/h, bem próximo de Walcott (32,7 km/h), Rooney (32,6 km/h) e Van Persie (32,1 km/h).

Em dezembro de 2012, CR7 deu uma arrancada incrível em uma partida entre Real Madrid e Atlético de Madrid. De acordo com a imprensa espanhola, ele fez 96 metros em cerca de 10 seg. Uma marca que o credenciaria para a disputa dos 100 m rasos em uma Olimpíada! Veja o vídeo desta arrancada aqui. Levando em consideração a velocidade média do camisa 7 português e fazendo uma projeção sobre uma distância de 100 metros, Cristiano Ronaldo obteria um tempo de 10s42 – que não seria nem de perto um dos mais rápidos do planeta. Em Londres 2012, por exemplo, ele ficaria na 43ª posição. Mesmo assim, vale lembrar que ele fez esta corrida 1) sem um bloco de largada que dá impulsão aos velocistas, 2) correndo de chuteira na grama, o que é bem pior do que correr de sapatilha na pista, 3) ele correu concentrado na evolução da jogada e ainda teve que diminuir para chutar a bola ao final, e 4) ele já tinha corrido uns 7km ao longo da partida. Então, sim, sua performance como corredor impressiona!

Para completar o CV do jogador como velocista, em um estudo feito pelo Instituto de Biomecânica de Valencia (IBV), na Espanha, CR7 foi submetido a uma série de testes na tentativas de investigar o segredo por trás da habilidade física do jogador. No quesito velocidade foram feitos 2 testes. No primeiro, disputou um sprint de 25 metros contra o velocista espanhol Ángel David Rodríguez, campeão espanhol nos 100m rasos. Rodriguez fez os 25m em 3.31 seg, enquanto CR7 fez em 3.61 seg, uma diferença de menos de 10%. No 2º teste, ambos tiveram que correr os mesmos 25 metros, só que agora em zigue-zague e, desta vez, CR7 levou a melhor, com um tempo de 6.35 seg contra 6.86 seg do velocista. A explicação dada, e que faz todo sentido, é que um velocista está acostumado a correr em linha reta, onde ele desenvolve passadas mais longas, ao passo de que o sprint em zigue zague é um movimento mais familiar ao jogador de futebol, que precisa saber frear, acelerar, e mudar de direção constantemente. O documentário completo sobre este estudo você pode ver aqui.

De qualquer forma, os números de Cristiano Ronaldo como corredor impressionam. Quando parar de jogar futebol, quem sabe ele não tenta uma carreira nos 100m rasos na categoria Master?

Contatos:

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

É GRATUITO, RECEBA NOVIDADES DIRETAMENTE NO SEU E-MAIL.