Com a insegurança que toma conta do país, treinar nas ruas, parques, trilhas ou praia é uma tarefa perigosa e desafiante para a maioria dos corredores. Veja aqui 10 dicas e cuidados para minimizar os riscos de assalto, cada vez mais frequentes nos dias de hoje.
1. Não corra em locais desertos e procure sempre que possível treinar acompanhado, principalmente em ruas ou parques com pouca movimentação de pessoas. Mulheres precisam ter cuidado redobrado.
2. Evite correr em local desconhecido. Se for viajar e quer dar uma corridinha, pergunte na recepção hotel ou local onde está hospedado se é seguro correr pelas redondezas ou peça para alguém indicar um local seguro.
3. Se você corre nas ruas, não use relógios, GPS, celulares, correntinha, óculos de marca, pulseiras e outros objetos de valor e que possam chamar atenção. Evite usar tênis com aparência de novo ou que chame muita atenção. Isso é um chamariz para ser assaltado.
4. Fique sempre atento ao que acontece a seu redor. Não se distraia com música. Tenha cuidado com pessoas circulando de bike ou moto por perto, principalmente com garupas. Se perceber alguma pessoa que viu mais de uma vez no seu percurso, retorne. Tenha cuidado com carros que diminuem a velocidade para acompanhá-lo ou que fiquem circulando pelo mesmo local.
5. Evite treinar pelas ruas com o dia ainda escuro ou já tarde da noite ou de manhã cedinho, quando o dia ainda estiver escuro. Prefira horários em que a circulação de pessoas é maior. Se não for possível, escolha locais em que há grupos de corrida treinando.
6. Não pegue sozinho trilhas muita fechadas. Procure correr em parques abertos ou orlas, onde é possível ver mais facilmente a movimentação das pessoas e onde há mais segurança.
7. Se você tem o hábito de correr na rua, não faça sempre o mesmo caminho. Tente variar. E redobre os cuidados se avistar uma mesma pessoa circulando do nada na rua dois ou mais dias seguidos.
8. Fique sempre de olho em pessoas que se coloquem estrategicamente atrás de carros, postes ou árvores próximos a lugares por onde você vai passar.
9. Se perceber alguma situação de perigo, tenha cuidado ao mudar bruscamente o caminho, atravessando ruas sem olhar ou passando por garagens de carro.
10. Você pode se antecipar a alguma situação para se livrar de assaltos, mas tenha cuidado ao reagir. Nunca se sabe o que a pessoa pode fazer. É melhor perder um relógio, um GPS, um celular ou um tênis do que arriscar a vida.